A decisão da Prefeitura do Recife de antecipar em pelo menos quatro dias a interdição da Ponte Duarte Coelho para montagem da alegoria gigante do Galo da Madrugada, no Centro da capital, vai provocar a antecipação e ampliação, também, dos transtornos para quem precisa circular pela região central.
E quem mais vai sofrer, sem dúvida, serão os passageiros do transporte público, que sentirão as mudanças no itinerário das linhas e pontos de embarque e desembarque dos coletivos muitos dias antes da folia oficial. Na verdade, passarão a sentir o impacto, principalmente, na segunda-feira (5/2), um dia útil em meio à semana pré-carnavalesca, quando o Centro da cidade funciona normalmente.
Isso porque a Ponte Duarte Coelho é uma ligação essencial para os ônibus, conectando as Avenidas Conde da Boa Vista e Guararapes, e servindo como ponto de retorno de dezenas de linhas. Além disso, a circulação no Centro já está sendo impactada desde outubro do ano passado com o fechamento para obras da Ponte Giratória (12 de Setembro), principal acesso ao Bairro do Recife para quem entra ou sai a partir da Zona Sul do Recife.
ANTECIPAÇÃO PARA REALIZAR EVENTO COM A SUBIDA DO GALO GIGANTE
As mudanças, que pela primeira vez foram antecipadas pela Prefeitura do Recife em quatro dias em relação ao Carnaval 2023, por exemplo, começam às 15h deste sábado e devem seguir até a Quarta-Feira de Cinzas (14/2).
A gestão municipal não explicou a razão de antecipar o fechamento da ponte, mas o prefeito João Campos (PSB) já tinha divulgado que pretende transformar a subida da alegoria gigante do Galo da Madrugada em um grande evento público para a população.
-
CARNAVAL 2024: 131 linhas de ônibus serão afetadas com interdição da Ponte Duarte Coelho para o Galo da Madrugada -
Carnaval 2024: Ponte do Galo da Madrugada será interditada no sábado (3). Veja mudanças no trânsito do Recife -
Ônibus têm itinerário alterado no Centro do Recife para receber o Carnaval; veja mudanças -
Ônibus que circulam pela Dantas Barreto têm mudanças de itinerário no Centro do Recife
O Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM), gestor do sistema de ônibus da Região Metropolitana do Recife, não foi consultado sobre a antecipação. Apenas informado de que, no Carnaval 2024, a interdição aconteceria uma semana antes do desfile do Galo da Madrugada.
IMPACTO SERÁ SENTIDO TAMBÉM PELOS VEÍCULOS PARTICULARES
A decisão de antecipar a interdição da Ponte Duarte Coelho para o sábado (3/2) vai afetar o itinerário de 131 linhas de ônibus, exigindo atenção e muita paciência dos passageiros. Mas também afetará os condutores de veículos particulares - vale ressaltar -, já que os coletivos passarão a usar vias que antes não utilizavam, dividindo ainda mais espaço com os carros e caminhões.
A Avenida Conde da Boa Vista, Rua da Aurora, Rua e Ponte Princesa Isabel, Praça da República e, principalmente, a Rua do Imperador, deverão ter muita retenção na próxima semana. Especialmente na segunda e terça-feiras, já que muitas pessoas deverão ser pegas de surpresa com a interdição da Ponte Duarte Coelho.
“Deverá ficar confuso, sim, porque a população estava acostumada a ver a ponte ser fechada apenas a partir da quarta-feira. E já tivemos anos de ser até depois, a partir da quinta-feira. Mas as mudanças para os ônibus são praticamente as mesmas de outros anos, com o agravante do fechamento da Ponte Giratória, que já tem sobrecarregado vias como a Rua do Imperador, por exemplo, que virou o principal ponto de retorno dos coletivos”, explicou Mário Sérgio Cornélio, coordenador de Operações do CTM.
“Por isso, a principal recomendação que damos é que o passageiro fique atento ao local de desembarque para pegar o ônibus no mesmo local na volta para casa”, reforça o coordenador.