Trânsito, transportes e mobilidade urbana, com Roberta Soares

Mobilidade

Por Roberta Soares e equipe

TRÂNSITO

CARNAVAL 2024: Centro do Recife tira a fantasia, mas trânsito seguirá com mudanças. Entenda

Mudanças provocadas pela interdição da Ponte Giratória, que segue ainda sem previsão de conclusão, continuam

Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 14/02/2024 às 11:17 | Atualizado em 14/02/2024 às 11:56
A intervenção na Ponte Giratória teve início em 2022. A via liga o Bairro de São José ao Bairro do Recife - Guga Matos/JC imagem

O trânsito do Centro do Recife está tirando a fantasia do Carnaval 2024 nesta Quarta-Feira de Cinzas, mas a região seguirá com mudanças. Isso porque, embora todas as interdições realizadas para a folia sejam desfeitas para a quinta (15/2), o fechamento da Ponte 12 de Setembro, popularmente conhecida como Ponte Giratória, continua afetando a circulação dos veículos, principalmente dos ônibus.

As Pontes Buarque de Macedo e Maurício de Nassau começaram a ser liberadas ainda pela manhã, enquanto a Ponte Duarte Coelho ficaria livre da alegoria gigante do Galo da Madrugada até as 16h, segundo a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU). Quase 150 linhas de ônibus tiveram as rotas alteradas para o Carnaval 2024.

INTERDIÇÃO DA PONTE GIRATÓRIA

Devido à obra de requalificação estrutural da ponte, o trânsito no Bairro do Recife está alterado desde o fim de outubro do ano passado, com a inversão do sentido de vias como as Pontes Maurício de Nassau e Buarque de Macedo para facilitar a entrada e saída do Bairro.

Fechamento da Ponte Giratória exigiu alterações na região central, inclusive com retenções diárias - JAILTON JR./JC IMAGEM

Assim o trânsito que vem das Zonas Sul e Oeste através do Cais de Santa Rita continua acessando o Bairro do Recife pela Avenida Martins de Barros, mas passou a seguir pela Ponte Maurício de Nassau, que teve o sentido de circulação invertido.

Leia Também

Os motoristas que entram pela Ponte Princesa Isabel e desejam seguir para o Bairro do Recife usam a Rua do Imperador e, na Rua Primeiro de Março, entram à esquerda - a via está com o sentido invertido para garantir a continuidade com a Ponte Maurício de Nassau.

A Rua Madre de Deus - no trecho entre as Ruas Marquês de Olinda e Tito Branco - também segue com o sentido invertido em direção ao Cais do Apolo. Além disso, a própria Rua Marquês de Olinda está com o sentido invertido na direção da Avenida Alfredo Lisboa.

SAÍDA DO BAIRRO DO RECIFE

Já a saída do Bairro do Recife segue sendo feita pela Ponte Buarque de Macedo, cujo trânsito também foi invertido para ser usada como acesso para quem vai para as Zonas Sul e Oeste pela Rua do Imperador. Enquanto os condutores que vão para a Zona Norte usam a Ponte Princesa Isabel.

OBRAS DA PONTE GIRATÓRIA

A intervenção na Ponte Giratória teve início em 2022. A via liga o Bairro de São José ao Bairro do Recife - JAILTON JR./JC IMAGEM
A intervenção na Ponte Giratória teve início em 2022. A via liga o Bairro de São José ao Bairro do Recife - JAILTON JR./JC IMAGEM
Desmontagem do palco do Marco Zero e outras estruturas do carnaval 2024 - Fotos: Guga Matos/JC imagem - Guga Matos/JC imagem

A intervenção na Ponte Giratória teve início em 2022. A via liga o Bairro de São José ao Bairro do Recife, conectando a Avenida Alfredo Lisboa e o Cais da Alfândega ao Cais de Santa Rita. A interdição completa ao tráfego de veículos tinha previsão de ser concluída em quatro meses, mas até agora a prefeitura não anunciou quando os trabalhos serão finalizados.

O investimento inicial na recuperação da estrutura é de R$ 9,4 milhões e os principais serviços foram executados na parte inferior do tabuleiro da ponte, com a remoção da camada de nata de cimento, de modo a garantir a aderência do concreto de recomposição da seção estrutural, ancoragem da tela soldada em aço e posterior aplicação de revestimento de concreto projetado para recomposição da seção da célula/laje.

EXPRESSO DA FOLIA RECIFE

O serviço expresso de transporte público - o Expresso da Folia - teve um crescimento de demanda de passageiros de 15% no Carnaval do Recife. Foram 39.239 pessoas transportadas entre o Sábado de Zé Pereira e a Quarta-Feira de Cinzas. Em 2023 foram 33.000 usuários.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS