TRANSPORTE PÚBLICO

Ônibus movido a gás natural é testado no transporte do Grande Recife

O transporte público da Região Metropolitana do Recife já testou outros coletivos com fontes de energia renováveis que, infelizmente, nunca vingaram no sistema

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 12/03/2024 às 16:18 | Atualizado em 12/03/2024 às 16:20
Notícia
X

Não é a primeira vez que ônibus movidos a fontes de energia renováveis são testados na Região Metropolitana do Recife sem resultar em mudanças efetivas para o passageiro e a crise climática - é fundamental destacar. Isso porque o custo das novas tecnologias nunca convence os operadores e gestores do sistema de transporte.

Mas, mesmo assim, novos testes seguem sendo feitos no transporte público do Grande Recife. Agora, numa parceria do governo de Pernambuco com a Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) e o Consórcio Conorte, um novo ônibus movido a Gás Natural Veicular (GNC) está em teste na RMR.
O teste começou nesta segunda-feira (11/3), na linha 1070 - TI Pelópidas/TI PE-15 (Parador), que sai do Terminal Integrado Pelópidas Silveira, em Paulista. E está sendo supervisionado pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi) e o Grande Recife Consórcio de Transporte (CTM).

ENTENDA O TESTE DO ÔNIBUS A GÁS

O novo ônibus funciona com gás metano. Isto significa que tanto o Gás Natural Comprimido (GNC) como o biometano podem ser utilizados paralelamente, o que torna a troca de um para o outro uma transição simples e fácil. Ambos estão disponíveis tanto na forma de gás comprimido como de gás liquefeito. O ônibus a gás emite até 20% a menos CO2 (dióxido de carbono) que um modelo equivalente a diesel. Além disso, a redução de emissão de óxidos de nitrogênio (NOx) beira 90% e a de material particulado, 85%.

Paulo Maciel / Grande Recife
Ônibus movido a Gás Natural Veicular (GNC) está em teste na RMR - Paulo Maciel / Grande Recife
Paulo Maciel / Grande Recife
Ônibus movido a Gás Natural Veicular (GNC) está em teste na RMR - Paulo Maciel / Grande Recife
Paulo Maciel / Grande Recife
Ônibus movido a Gás Natural Veicular (GNC) está em teste na RMR - Paulo Maciel / Grande Recife

Segundo o governo do Estado, o teste tem como meta viabilizar, no futuro, a modernização da frota de ônibus da RMR, reduzindo as emissões de poluentes e aumentando a eficiência energética. “O nosso objetivo é fazer investimentos estruturadores para o Estado. A partir do uso do gás natural garantimos uma mobilidade urbana sustentável e tiramos do papel um projeto inovador para Pernambuco. É assim que seguimos em frente com o nosso compromisso de permitir que a mudança continue acontecendo”, pontuou a governadora Raquel Lyra.

“O gás natural é uma fonte de energia mais limpa em comparação aos combustíveis fósseis tradicionais, resultando em menores emissões de poluentes atmosféricos na cidade. Essa transição para uma fonte de energia mais limpa no transporte público metropolitano pode melhorar a qualidade do ar nas cidades e promover um ambiente urbano mais saudável e sustentável para todos”, afirmou o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Diogo Bezerra.

 

Tags

Autor