O Cittamobi, maior aplicativo de mobilidade urbana do Brasil, criado para facilitar a jornada das pessoas que utilizam o transporte público coletivo, alçou voo e iniciou o processo de internacionalização do aplicativo. Chegou a Buenos Aires, na Argentina, expandindo sua atuação para a América do Sul.
A internacionalização é uma das metas da empresa Cittamobi para 2024 e foi um processo escolhido como um marco em comemoração aos dez anos de operação da plataforma no Brasil. O aplicativo está presente, atualmente, em mais de 330 cidades brasileiras e já possui mais de 25 milhões de downloads no País.
Com a chegada à Argentina, a empresa avança na expansão para o mercado internacional e pretende, assim como já acontece no Brasil, virar referência no deslocamento urbano da população. “O Cittamobi está buscando manter um crescimento acelerado e entende que os países da América Latina têm uma realidade de transporte público muito parecida com a brasileira. Por isso, acredita que faz sentido a expansão porque é possível entregar um produto de valor para a população”, afirma Cesar Olmos, CEO do Cittamobi
“Somos um app que sempre buscou atender o passageiro regular do transporte público porque entendemos que o serviço que oferecemos é uma necessidade de várias cidades, não só do Brasil. Começamos pelo Brasil e agora queremos expandir para levar essa mesma concepção para outras cidades e países”, reforça.
Para os argentinos, o app oferece os principais serviços que o fizeram ser o maior aplicativo de mobilidade urbana do Brasil, com foco em qualificar a experiência de deslocamento do usuário dos sistemas de transporte público.
ENTENDA A OPERAÇÃO DO CITTAMOBI EM BUENOS AIRES
Em Buenos Aires, o Cittamobi chega com uma interface toda em espanhol, através da qual os argentinos terão disponíveis na palma da mão os horários em tempo real de chegada dos ônibus. Assim, poderão planejar seus deslocamentos, ganhando tempo, confiabilidade no serviço de transporte público e, consequentemente, qualidade de vida.
Outro serviço disponível é a roteirização, que permite definir o trajeto otimizado para ir de um lugar a outro. Essa funcionalidade inclui diferentes meios de locomoção, como ônibus, metrô, trem e até caminhada.
-
INTEGRAÇÃO TEMPORAL: tecnologia permite fazer integração temporal pagando com cartão de crédito e débito -
METRÔ DO RECIFE: mesmo em crise, tecnologia do Metrô do Recife atrai visita de técnicos da CPTM de São Paulo -
TRANSPORTE PÚBLICO: Pernambuco passa a contar com tecnologia que ajudará na operação e planejamento do serviço de ônibus
Favoritar linhas, consultar tabelas de horários dos ônibus e acompanhar toda a rota do transporte, desde o embarque até o desembarque, também são serviços que poderão ser consultados pelos argentinos a partir de agora.
Nesse acompanhamento do itinerário é possível, ainda, criar alertas para as linhas utilizadas constantemente e verificar se há atrasos ao longo da viagem.
INTERNACIONALIZAÇÃO ACONTECE APÓS DEZ ANOS DE OPERAÇÃO NO BRASIL
O aplicativo Cittamobi inicia seu plano de internacionalização no mesmo ano em que comemora uma década de operação no Brasil. Desenvolvido no Porto Digital do Recife, em Pernambuco, um dos maiores parques tecnológicos e ambiente de inovação brasileiro, o app ganhou o País rapidamente.
Foi criado pensando em quem precisa se locomover pelas cidades no transporte público coletivo e não quer perder a hora, tendo como principal objetivo qualificar a experiência dos seus usuários. Tudo isso possibilitando mais conforto, praticidade e segurança.
Atualmente, o Cittamobi é o maior aplicativo nacional de mobilidade urbana e referência, principalmente, na indicação do horário dos ônibus no País. Está em operação nas principais e maiores cidades brasileiras.
PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO COMEÇOU EM JANEIRO, COM TESTE NO VALE DO SILÍCIO
O processo de internacionalização do Cittamobi começou no fim de janeiro, quando o primeiro salto - gigante, vale ressaltar - foi dado com um teste do app nos EUA.
O app foi testado com sucesso no Vale do Silício, em São Francisco, na Califórnia, conhecido por ser o berço da inovação tecnológica mundial, abrigando inúmeras startups e empresas globais de tecnologia.
O teste foi realizado durante imersão empresarial na região, realizada por Paulo Fraga, CEO do Grupo Primova, do qual a plataforma Cittamobi faz parte. O objetivo foi realizar testes para preparar e fundamentar a expansão do aplicativo para fora do Brasil - mercado onde o app já é líder de utilização, estando presente em mais de 330 cidades e com mais de 25 milhões de downloads.
Foram realizados testes dos dados, do motor de previsão e de todas as ferramentas necessárias para fazer o aplicativo rodar com eficiência. E tudo deu certo, sendo possível ver, na palma da mão e em tempo real, as previsões de horários do transporte público no entorno da Universidade Stanford, em Palo Alto, por exemplo.