TRANSPORTE AÉREO

Voos cancelados: passageiros sofrem com cancelamento de voos no Aeroporto de Caruaru em pleno São João. Entenda a razão

Problema visto em Caruaru é semelhante - com as devidas proporções - ao que aconteceu no Aeroporto Internacional do Recife no inverno de 2023

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 18/06/2024 às 12:07 | Atualizado em 18/06/2024 às 13:40
Notícia

Passageiros do Aeroporto Oscar Laranjeira, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, têm enfrentado cancelamentos de voos para o Recife no auge do São João pernambucano. Os cancelamentos têm acontecido devido à ausência de sistemas modernos de orientação de pousos necessários quando chove na região. O problema é semelhante - com as devidas proporções - ao que aconteceu no Aeroporto Internacional do Recife no inverno de 2023.

O Aeroporto de Caruaru não conta com o Sistema de Pousos por Instrumentos (no inglês, Instrument Landing System – ILS), fundamental para orientar os pilotos quando chove. No caso do Aeroporto Internacional do Recife, o ILS ficou desativado por seis meses em 2023, devido à grande reforma estrutural do terminal, realizada pela Aena Brasil, concessionária que administra o aeroporto da capital.

Mas vale destacar que, pela dimensão e operação, o Aeroporto Oscar Laranjeira não é obrigado a dispor do ILS. E, como explica o governo de Pernambuco - gestor do terminal -, os cancelamentos são comuns nessa época do ano (inverno) em Caruaru, assim como em outros aeroportos do mesmo porte.

CANCELAMENTOS IRRITAM PASSAGEIROS

Os cancelamentos foram realizados pela Azul Linhas Aéreas na rota entre Caruaru- Recife no domingo (16). Segundo alguns passageiros, a pouca visibilidade devido ao tempo e à ausência de um sistema de orientação impediam os pilotos de pousar. Muitos passageiros tiveram que seguir para o Recife de van.
Entre os prejudicados, estava o aposentado Ivanez Danta.

Elvis Edson/Prefitura de Caruaru
Aeroporto Oscar Laranjeira ainda espera que o balizamento noturno seja homologado pela Secretaria Nacional de Aviação Civil, ligada ao Ministério de Portos e Aeroportos - Elvis Edson/Prefitura de Caruaru
Elvis Edson/Prefitura de Caruaru
Aeroporto Oscar Laranjeira, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco - Elvis Edson/Prefitura de Caruaru

“A gente foi para o Recife em uma van e uma viagem que era para ser de 20 minutos durou 2 horas”, criticou em entrevista à TV Jornal. Outros voos, inclusive, já tinham sido cancelados pela Azul recentemente. “Um funcionário disse que na semana passada foram feitos vários cancelamentos e o motivo seria o mau tempo que não deixava o avião pousar”.

A dificuldade de pouso já afetou outras pessoas, como a cantora baiana Claudia Leitte. “O avião arremeteu duas vezes, mas consegui chegar em Caruaru", contou nas redes sociais antes do show no Pátio de Eventos, que aconteceu na sexta-feira (14/6).

NOVO TERMINAL DE PASSAGEIROS TERÁ O SISTEMA DE ORIENTAÇÃO DE POUSOS

A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi) confirmou que o Aeroporto de Caruaru não tem ILS, destacou que o terminal não é obrigado a ter e garantiu que os planos do Estado é incluir o sistema no futuro aeroporto, que está sendo projetado.

O gerente de Aeródromos de Pernambuco, Pedro Lira, explicou que o projeto do novo terminal de passageiros de Caruaru - que está sendo executado pelo Estado e ainda será validado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) - terá a operação do ILS. Mas, ao mesmo tempo, o governo estadual não arriscou nenhum prazo, por enquanto, para conclusão do projeto e lançamento da licitação público para as obras.

“A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco informa que todos os equipamentos do Aeroporto Oscar Laranjeira, em Caruaru, estão operando normalmente. No entanto, diversos aeroportos do País quando estão em condições meteorológicas adversas, as aeronaves não conseguem aterrissar”, diz em nota oficial.

Reprodução/Redes Sociais
Raquel Lyra e Silvio Costa Filho em evento de investimentos no Aeroporto de Caruaru - Reprodução/Redes Sociais

“O procedimento que está homologado pela empresa Azul hoje é o RNP VMC, que requisita teto de 1000fts. Abaixo disso, há dificuldade de pouso (visibilidade pelas nuvens), por questão de segurança e os pilotos não pousam”, segue explicando.

“Esclarecemos que a ANAC esteve no último dia 13 no Aeroporto de Caruaru, inspecionando e atestou as operações existentes. Em relação aos passageiros que estão tendo seus voos cancelados, a orientação é tratar diretamente com a companhia aérea. No entanto, a Semobi pediu esclarecimentos à empresa."

Em março, o governo federal anunciou investimentos de R$ 140 milhões em melhorias no terminal aéreo do Agreste

CANCELAMENTOS QUANDO O GOVERNO ANUNCIA REFORÇO DOS VOOS

Os cancelamentos de voos no Aeroporto de Caruaru foram registrados uma semana após a companhia Azul, responsável por operar os voos entre Caruaru e Recife, ampliar as ofertas diárias com destino à capital pernambucana e demais conexões. O anúncio, inclusive, foi feito com o Ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho.

Caruaru passou a ter dois voos diários saindo do Recife com aeronaves ATR 72-600, que saem duas vezes por dia, decolando do Recife às 8h00 e às 16h05, pousando em Caruaru às 8h35 e às 16h40, respectivamente.

O uso da aeronave modelo ATR 72-600, cuja capacidade é para 70 pessoas, representou um aumento de 600% em relação à oferta normal.

Tags

Autor