OPINIÃO

Imbecis estão pautando debates, orientando governos e ameaçando instituições centenárias

Indo um pouco além do que preconizou o autor Umberto Eco, os imbecis das redes sociais estão entrincheirando a verdade, destruindo reputações

Romoaldo de Souza
Cadastrado por
Romoaldo de Souza
Publicado em 28/05/2020 às 7:54 | Atualizado em 28/05/2020 às 8:02
PIXABAY
O texto, aprovado anteriormente pela Câmara dos Deputados, segue para sanção do presidente da República - FOTO: PIXABAY

Na próxima semana completam-se cinco anos de uma solenidade na Universidade de Turim (Itália), quando o filósofo Umberto Eco (1932-2016) estava recebendo o título de doutor “honoris causa” em Comunicação e Cultura e dividiu a academia ao meio quando no discurso — ora de improviso ora lendo anotações aleatórias. O autor de O Nome da Rosa disse que “as mídias sociais deram o direito à fala a legiões de imbecis que, anteriormente, falavam só no bar, depois de uma taça de vinho, sem causar dano à coletividade”.

Passado esse tempo, e hoje certamente a mesma academia italiana teria motivos de sobra para chegar à conclusão de que a metade da plateia que divergiu do escritor hoje aplaudiria de pé aquele profético comentário.

Nos dias atuais, a gente percebe que os imbecis estão pautando debates, orientando governos, ameaçando instituições centenárias. Indo um pouco além do que preconizou o autor Umberto Eco, os imbecis das redes sociais estão entrincheirando a verdade, destruindo reputações.

Eles formam opiniões, deformam conceitos, espalham valores e semeiam o ódio. São esses militantes sem CPF, sem rosto, sem identidade que colocam um assunto, um comentário no “trending topic” ou tópico em tendência. Esses imbecis estão virando tendência.

Pense nisso!

Comentários

Últimas notícias