MI BUENOS AIRES QUERIDO
“Cuando yo te vuelva a ver
No habrás más pena ni olvido”
O tango argentino, imortalizado por Carlos Gardel (1890-1935), cai como uma luva na maleta do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Convidado do presidente eleito, Javier Milei, Bolsonaro vai a Buenos Aires à custa do contribuinte - nesse caso específico você, quem ler esta coluna e mesmo quem não tomar conhecimento da notícia.
Como ex-presidente da República, Bolsonaro - assim como todos os outros ex - tem direito a esses nacos de mordomia. Na sexta-feira (24), a Casa Civil da Presidência autorizou a viagem de Bolsonaro e dois dos seus assessores.
De 7 a 11 de dezembro, o tango e outras regalias mais, são por nossa conta.
LULA, O CONCILIADOR
Chamado para apagar o fogo entre senadores e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente Lula da Silva (PT) ganha tempo para nomear o substituto de Rosa Weber, que se aposentou em 30 de setembro.
Há quem “plante” notinhas dizendo que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, tenha subido a cotação junto a Lula. Jorge Messias continua no páreo e o mais provável é que essa enrolação se estenda até meados de fevereiro de 2024. Possivelmente, após o Carnaval um dos dois “subirá no telhado”.
BYE BYE BRASIL
Já a música de Chico Buarque e Roberto Menescal deveria ser o tema do governo Lula. O presidente completará o ano tendo passado mais de dois meses no exterior, em viagens internacionais. Nessa toada, serão 240 meses nas asas do “aerolula”.
“Aqui tá quarenta e dois graus?O Sol nunca mais vai se pôr”.
ENTOANDO LOAS
Ao criticar a aprovação pelo Senado da PEC que limita poderes do Judiciário, o ex-presidente Jair Bolsonaro fez coro junto àqueles que acham que o STF carregou nas tintas
“Um [ministro do STF] não pode mudar o que 594 [congressistas] decidem”, disse.
Segundo Bolsonaro, uma vez que “o Senado decidiu. Está decidido. Eu mesmo não vi nada de mais na PEC. O que diz a PEC? Traduzindo para todo mundo entender: o que 594 debatem ao longo de anos e depois o presidente sanciona ou veta e o Congresso derruba o veto, eles não querem que uma pessoa apenas decida e derrube o trabalho dessas quase 600 pessoas”, questionou.
‘HEROI BRASILEIRO EM DUBLIN’
O motociclista brasileiro Caio Benício, que bateu com o seu capacete na cabeça de um irlandês que agredia crianças numa rua de Dublin, recebeu um telefonema de uma pessoa se fazendo passar pelo presidente Lula.
“A princípio fiquei todo entusiasmado, mas depois eu senti que a conversa não tinha rumo, desliguei o telefone,” afirmou.
O Planalto informou que Lula não ligou para o carioca que está com a conta bancária recheada. “Compre uma cerveja para Caio Benício” foi o nome da “vaquinha” virtual criada para ajudá-lo, após impedir um ataque a crianças na Parnell Square, no centro de Dublin.
A FRASE DO DIA…
… do ex-senador Geraldo Althoff (PSD-SC), bem a pretexto dessa final da Série B. “Já faz um bom tempo que o futebol deixou de ser uma caixinha de surpresa”. O político catarinense foi relator da CPI do Futebol.
PENSE NISSO!
A DR de ministros do Supremo Tribunal Federal com o Congresso Nacional é feito confissão de pecador que não quer largar o “mal caminho”. Zero resultado.
O presidente Lula, que se colocou como intermediário, também tem dito cobras e lagartos de decisões do Judiciário que ameacem os planos do petista.
A máxima “decisão judicial não se questiona, cumpre-se” não vale para a política brasileira.
Pense nisso!