Os bastidores da política nacional, com Romoaldo de Souza

Política em Brasília

Por Romoaldo de Souza
Romoaldo de Souza

PT anuncia que vice de João Campos será sacramentado na próxima semana

TSE decidi mandar funcionários da Justiça Eleitoral para acompanhar disputa na Venezuela. O receio da ministra Carmén Lúcia é de que ocorra violência

Cadastrado por

Romoaldo de Souza

Publicado em 18/07/2024 às 23:06
A proposta da relatora, ministra Cármen Lúcia, é de que a utilização da IA nas campanhas só seja permitida mediante a divulgação "explícita e destacada" do uso da tecnologia - MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

CONTRA INDICADO
Lula da Silva (PT), em 29 de setembro de 2022, candidato à eleição, se dirigindo ao adversário Jair Bolsonaro (PL): “Vou fazer um decreto para acabar com o seu sigilo de 100 anos, para saber o que tanto você quer esconder.”

Um ano e dez meses depois, o governo Lula decreta sigilo de 100 anos e decide negar acesso à Declaração de Conflito de Interesse do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

TSE CEDE
A ministra Carmén Lúcia, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), acatou as recomendações da Organização dos Estados Americanos (OEA) e decidiu encaminhar dois servidores da casa para acompanhar as eleições na Venezuela. Sandra Damiani e José de Melo Cruz vão fiscalizar a disputa no domingo (28). Até a semana passada o tribunal estava convencido de que não seria “prudente encaminhar a delegação”.

PT VAI TAMBÉM
O PT decidiu encaminhar observadores a Caracas para acompanhar a disputa entre o ditador Nicolás Maduro, que tenta a reeleição pela terceira vez, e a candidata de oposição Maria Corina Machado. Ao menos um nome já está definido: Mônica Valente, secretária-executiva do Foro de São Paulo já está colocando em dia o cartão de vacina.

PELO PAC, TUDO!
O ministro Rui Costa, da Casa Civil, levantou a voz durante reunião com a equipe econômica. O baiano não aceita a “tesourada” em obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Mas a ministra do Planejamento, Simone Tebet, advertiu o colega que “foi fácil” convencer o presidente Lula sobre o corte de verbas. “Ele já foi convencido lá atrás. Ele já foi fácil”, afirmou a ministra.

MISE-EN-SCÈNE
O deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) repetiu em depoimento à Polícia Federal o que já tinha dito à coluna, que gravou reunião do então presidente Jair Bolsonaro (PL) “a pedido, para preservá-lo”. A ideia do então chefe da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) “era para preservá-lo caso fosse feita alguma proposta ilícita”.

Durante a reunião, Bolsonaro faz advertência nesse sentido, em tom de preocupado: “E, deixar bem claro, a gente nunca sabe se alguém tá gravando alguma coisa., que não estamos procurando favorecimento de ninguém”, disse Bolsonaro. Puro jogo de cena.

ARGENTINIZAÇÃO
A Polícia Federal trabalha com a hipótese de que brasileiros condenados pelos atos políticos de 8 de janeiro de 2023, e que fugiram para o país vizinho, estão contando com um possível aceno de salvo conduto do governo do presidente Javier Milei. A estimativa é de que mais de 180 brasileiros cruzaram a fronteira. O objetivo da PF é extraditar os fugitivos.

PENSE NISSO!
Qualquer que seja o desfecho da indicação do candidato a vice-prefeito na chapa com João Campos (PSB), ainda que seja seu ex-auxiliar Victor Marques (PCdoB), mas o PT sai enfraquecido. Isso vale para Lula; a deputada Gleisi Hoffmann, presidente nacional da legenda; Mozart Sales, o “candidato” dos petistas à vaga de vice.

O atual prefeito que, por enquanto, nada de braçada na popularidade, ainda que embalada no prestígio virtual de suas redes sociais, deixou o tio [Lula] e o restante do partido, no chinelo.

É claro que em qualquer campanha sempre sobrarão cacos para todos os lados, e que mais cedo ou mais tarde terão de ser juntados.

Até porque a política é a arte de pensar adiante. Muito adiante, e não apenas o momento.

Mas o PT saiu arranhado nesse episódio, ah, isso saiu.

Pense nisso!

 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS