Não ouse confundi-lo com rocambole. O bolo de rolo é completamente diferente: camadas fininhas, molhadinho e pernambucano. A massa é feita com farinha de trigo, ovos, manteiga e açúcar; e enrolada com uma camada de goiabada derretida. Rocambole é diferente desde a massa até a apresentação.
O preparo da iguaria pernambucana é bem rápido mas o chef Rivandro França, do programa Sabor da Gente, da TV Jornal, alerta: o preparo do bolo de rolo não é difícil mas exige atenção desde as medidas dos ingredientes até a temperatura do forno.
Origem
O bolo de rolo foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco pela Lei Estadual Nº 13.436, de 24 de abril de 2008, assinada pelo então governador Eduardo Campos. A receita se origina de uma adaptação do bolo português conhecido como "colchão de noiva", uma espécie de pão de ló enrolado em camadas grossas como um rocambole, com recheio de amêndoas.
Ao chegarem aqui, os portugueses passaram a trocar o recheio pela goiaba, fruta abundante na Zona da Mata, sempre dosada com muito açúcar dos engenhos da região. Houve modificações no preparo da massa, que passou a ser enrolada em camadas cada vez mais finas. Ao final, o bolo ficou parecido com um rolo, daí a origem do seu nome. Até hoje é comum polvilhar-se o bolo de rolo com açúcar em sua camada externa, arrematando a apresentação da sobremesa.
Receita do Bolo de Rolo
Massa
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
10 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
5 ovos
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
Recheio
300 g de goiabada em barra ou
400 g de goiabada cremosa
Modo de preparo
Bata a manteiga e o açúcar até obter um creme fofo e claro. Acrescente os ovos um a um batendo sempre. Se desejar, nesse momento adicione a essência. Diminua a batedeira para a velocidade mínima e, aos poucos, acrescente a farinha de trigo.
Bata o suficiente apenas para misturar a massa. Preaqueça o forno a 240ºC. Espalhe cerca de 4 a 5 colheres de massa com o auxílio de uma espátula de cortar bolo em cada assadeira. Cada camada leva aproximadamente de 3 a 4 minutos para assar.
Você saberá o ponto certo quando a massa estiver opaca e não colar no seu dedo. Tire imediatamente para não passar do ponto. Espalhe o recheio e enrole ainda quente.
Faça do mesmo modo com as demais camadas, porém você irá juntá-las pela emenda. Decore com açúcar.
Recheio: se usar goiabada em barra, cozinhe em 500 ml de água.
Derreta a goiabada com água em fogo baixo e deixe engrossar até atingir a textura desejada para espalhar.
Dicas do chef
Qual o melhor açúcar para usar? Cristal ou refinado? Confira a dica de Rivandro:
Como fazer para a massa não ficar aerada? Confira outra dica do chef Rivandro
Sabores
Diante da popularidade do bolo de rolo, novos sabores foram criados. Hoje o bolo de rolo pode ser encontrado com massa de chocolate e com recheios variados: doce de leite, chocolate, limão, café… os sabores são variados. E o melhor: os acompanhamento para o bolo de rolo… No fim de tarde com um café quentinho ou uma fatia de queijo do reino. Mas não só isso, a iguaria cai bem também como coadjuvante num doce especial, cafés e sorvetes.
Confira outra receita do chef Rivandro utilizando o bolo de rolo:
Mais receitas
Veja receitas de outros bolos doces com o toque especial do chef Rivandro França: