O ibuprofeno, que aparece na lista de orientações do Ministério da Saúde brasileiro como medida contra o novo coronavírus, ao lado do paracetamol, para redução da febre, passou a ser contraindicado pelo ministro da Saúde da França, Olivier Véran. Em sua conta no Twitter, ele pediu que as pessoas com febre e suspeita de infecção pelo novo coronavírus evitem tomar anti-inflamatórios como o ibuprofeno para controlar os sintomas.
"Tomar medicamentos anti-inflamatórios (ibuprofeno, cortisona...) pode ser um fator para agravar a infecção. Se tiver febre, tome paracetamol. Se você já estiver tomando medicamentos anti-inflamatórios ou estiver em dúvida, consulte seu médico", escreveu Véran no Twitter.
As declarações do ministro francês estão em sintonia com uma pesquisa recentemente publicada na revista científica The Lancet Respiratory Medicine. Os autores do artigo – entre eles, o pesquisador Michael Roth, do Hospital da Universidade de Basileia, na Suíça, analisaram dados já divulgados sobre mortes e casos graves associados ao novo coronavírus. O texto sugere uma ligação entre o ibuprofeno e o agravamento de sintomas de Covid-19, como é conhecida a doença causada pelo novo agente infeccioso.