A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) anunciou que subiu para cinco o número de pessoas curadas do novo coronavírus em Pernambuco. De acordo com o balanço divulgado pelo órgão nesta terça-feira (24), o número de pacientes com o novo coronavírus permanece o mesmo do divulgado anteriormente, 42.
Ainda segundo o órgão, das 42 pessoas infectadas, 29 estão em isolamento domiciliar e 8 estão internadas. Das pessoas que estão internadas, três estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo duas em hospital particular e uma no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc). No Brasil, o Ministério da Saúde disse, no balanço desta terça-feira (24), que há 2.201 pessoas infectadas e 46 morreram vítimas da doença.
Durante coletiva de imprensa nesta terça-feira, o secretário de Saúde do Estado, André Longo, voltou a pedir para as pessoas ficarem em casa. "As orientações permanecem as mesmas: evitar ao máximo sair de casa, em caso de sintomas leves de gripe, ficar em repouso e diminuir o contato com as pessoas em casa, e só procurar o serviço de saúde caso haja dificuldade para respirar", disse.
Ainda durante a coletiva, o infectologista Demetrius Montenegro que os pacientes curados do novo coronavírus que estavam internados não receberam nenhuma medicação específica para a doença, apenas medicações para complicações relacionadas ao vírus, entre elas a pneumonia. As pessoas que ficaram em isolamento domiciliar esperaram o ciclo viral da doença e medicadas com remédios para melhorar os sintomas.
>> França supera os mil mortos por coronavírus
>> Coronavírus: Santander anuncia medidas e isenta microempreendedor de tarifas
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.