Pernambuco tem mais cinco novos casos da Covid-19, sendo três homens e duas mulheres, subindo para 73 casos confirmados da doença no Estado. Nas últimas 24h, nenhuma nova morte por coronavírus foi registrada, segundo o boletim diário da Secretaria Estadual de Saúde, divulgado no início da tarde deste domingo (29).
Ao todo, e 11 pessoas já se recuperaram da covid-19 em Pernambuco.
>> Sem assistência, morador das favelas e periferias é quem mais vai sofrer com pandemia
As novas ocorrências envolvem pessoas na faixa etária dos 27 aos 83 anos. Até agora, os casos estão distribuído por nove municípios: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Belo Jardim, Caruaru, Petrolina e Goiana, além do Arquipélago de Fernando de Noronha.
Em todo o Estado, são 19 pacientes internados, sendo nove em UTI/UCI e dez em leitos de isolamento. Outros 38 estão em isolamento domiciliar.
Dos cinco óbitos registrados por coronavírus em Pernambuco, são quatro homens e uma mulher. As faixas etárias são de dois pacientes com idades entre 60 e 69 anos, um entre 70 e 79 anos e dois acima dos 80 anos. Quatro eram moradores do Recife e um estrangeiro.
A SES-PE destaca que, até o momento, além das cinco mortes de pacientes com a Covid-19, o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE) confirmou, entre os casos de Síndrome Respiratória Agora Grave (Srag), outros nove óbitos causados pela influenza A e cinco pela influenza B. Outras 30 amostras não positivaram nem para covid-19 e nem para influenza. Um caso segue aguardando resultado do teste de influenza, mas teve a suspeita de coronavírus descartadas.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.