O prédio da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), na Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife, entrou para lista do Ministério da Economia para se tornar hospital de campanha contra o coronavírus. O órgão listou cerca de 80 imóveis no País.
>> Bebê de 1 mês é um dos 30 novos casos do novo coronavírus em Pernambuco
>> Coronavírus: Sobe para 10 o número de mortes em Pernambuco; mais 30 casos são confirmados
O edifício possui 269 metros de extensão e 13 andares. Além dele, mais dois lugares em Pernambuco foram escolhidos para a instalação das unidades de saúde provisórias. Um é localizado no bairro do Cabanga, área central do Recife, e outro fica em Petrolina, no Sertão do São Francisco. A Secretaria de Coordenação do Patrimônio da União não divulgou maiores detalhes, como endereço, sobre os dois terrenos.
Após a listagem, os ministérios da Defesa e da Saúde já devem iniciar as vistorias nos próximos dias para, em seguida, começar a construir os hospitais, de acordo com a demanda de cada região. Na lista do Ministério da Economia, há espaços selecionados em todos os estados e no Distrito Federal.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, na manhã dessa sexta-feira (3), a décima morte pelo novo coronavírus em Pernambuco. A vítima é uma mulher de 51 anos residente no Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife (RMR). Ela foi atendida na UPA de Ipojuca no dia 31 de março. A paciente era fumante e já tinha entradas anteriores na UPA por problemas respiratórios. Nas últimas 24 horas, 30 casos da covid-19 foram confirmados, chegando a 136 infectados.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.