Com 920 novos casos da covid-19 confirmados em Pernambuco nesta terça-feira (16), subiu para 46.427 o número de pessoas que já foram infectadas pelo novo coronavírus no Estado. Além disso, o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES) apresenta um total de 3.959 mortes pela doença e 30.767 pessoas que já estão recuperadas no território pernambucano. Com isso, esse número de curados é bem mais do que o dobro de casos ativos, que somam 11.701 pacientes.
Os casos ativos, que descartam pacientes curados e mortes, são aqueles que permanecem em tratamento da covid-19 ou acompanhamento. Eles também são um indicador que ajudam a avaliar se a epidemia se acelera ou está em caminho de estabilização. No dia 26 de maio, período em que o Estado estava em quarentena rígida, eram 17.663 casos ativos. Esse número caiu para 13.985 uma semana depois, no dia 2 de junho, logo após o término do isolamento rigoroso. Na semana seguinte, foi para 13.856. Na segunda-feira (15), eram 12.727 casos ativos – ou seja, 1.026 a mais do que foi registrado nesta terça-feira (16).
O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, reforçou que, embora os indicadores mostrem redução da pressão sobre o sistema de saúde e tendência de queda dos casos graves e dos óbitos, ainda não é hora de relaxar nas medidas de isolamento e distanciamento social. “Temos um grande compromisso de continuar abrindo leitos. Para continuarmos avançando e ativando as próximas etapas do plano, é necessária a ajuda de todos. A ativação de cada uma das próximas etapas do nosso plano de convivência depende unicamente das atitudes de cada um de nós. Evitar aglomerações ainda é fundamental, ficar em casa ainda é necessário”, ressaltou Longo.
Dos 46.427 casos já confirmados de covid-19 no Estado, 17.405 chegaram a apresentar um quadro grave da doença e 29.022 foram casos leves.
Os casos graves confirmados da doença estão distribuídos por 170 municípios pernambucanos, além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros Estados e países.
Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas sugestivos de covid-19, em Pernambuco, são 13.947 casos que já foram confirmados e 15.339 descartados. As testagens abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual e municipal) ou privada. O Estado foi o primeiro do país a criar um protocolo para testar os profissionais da área da saúde.