Domingo de praia em Boa Viagem, no Recife, teve todo tipo de desobediência às normas sanitárias

Banhistas aproveitam dia ensolarado para voltar à praia, ignoram obrigatoriedade do uso de máscaras e demais recomendações sanitárias contra o novo coronavírus
Cinthya Leite
Publicado em 12/07/2020 às 18:19
Contrariando as regras, população toma banho de mar na Praia de Boa Viagem, no Recife, neste domingo Foto: FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM


Com um domingo de sol forte, céu limpo e temperatura que chegou a 28º C, a população lotou a faixa de areia e o calçadão da Praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Flagramos vários banhistas que infelizmente deixaram de lado os protocolos de convivência com a covid-19. Apesar das restrições quanto ao uso do espaço, liberado somente para a prática de atividades físicas individuais, milhares de pessoas tomaram banho de mar, abriram o guarda-sol, a cadeira e estenderam a toalha para se bronzear.

Ainda foi possível ver, ao longo do dia, pessoas sentadas nos bancos do calçadão, muitas sem usar máscaras, que se reuniram para conversar neste dia ensolarado, desrespeitando as recomendações de distanciamento social para evitar a transmissão do novo coronavírus. 

O protocolo de convivência com a covid-19 da Prefeitura do Recife permite que a população frequente parques, praias e calçadões apenas para atividades físicas individuais. Só é possível realizar caminhadas, corridas e passeios de bicicleta sem aglomerações. A reabertura é parcial e os esportes coletivos praticados na areia da praia ainda não estão permitidos. Banhos de mar também estão proibidos.

Ao anunciar, no dia 19 de junho, a reabertura das praias e dos calçadões para a prática de atividade física, o prefeito Geraldo Julio esclareceu que todas as liberações são feitas com protocolos específicos. "Estão proibidos consumo de alimentos e bebidas, aglomerações, esportes coletivos, cadeirinhas e guarda-sol, qualquer estrutura para permanência", disse, naquela ocasião, o prefeito. Desde então, as recomendações permanecem as mesmas. 

A colunista questionou o Governo de Pernambuco e a Prefeitura do Recife a respeito da fiscalização das praias. O governo estadual frisou que esse trabalho cabe à gestão municipal. Em nota, a prefeitura informou que, "através da Guarda Civil Municipal (GCMR) e da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc), junto à Polícia Militar, está diariamente fazendo a fiscalização do uso da praia de Boa Viagem. Neste domingo (12), as equipes realizaram orientações para uso da máscara, para evitar aglomeração, além de apreensões. A prefeitura também tem distribuído 300 mil máscaras para a população e realizado campanhas educativas para que as pessoas cumpram as regras e adotem medidas de prevenção à covid-19".

Covid-19 no Recife e em Pernambuco

A capital pernambucana totaliza 22.991 casos confirmados da covid-19, sendo 14.694 casos leves da doença e 8.055 casos graves. Desses, 1.968 evoluíram para o óbito. Além disso, o boletim epidemiológico do Recife aponta um total de 19.073 pacientes já recuperados da doença. Já o Estado soma 72.470 casos já confirmados, sendo 20.974 graves e 50.396 leves, além de 50.850 pessoas recuperadas e 5.595 mortes. 

Confira os casos da covid-19 em Pernambuco por município:

TAGS
covid-19 coronavírus saúde cinthya leite
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory