Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
VACINAÇÃO

Pernambuco recebe mais 38 mil doses da vacina CoronaVac nesta segunda (25)

O voo está com saída programada de São Paulo/Guarulhos para as 12h15, e com desembarque marcado para às 15h20

Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 25/01/2021 às 9:18 | Atualizado em 25/01/2021 às 9:43
CoronaVac, a vacina contra a Covid-19 produzida pelo Instituto Butantan - YACY RIBEIRO/JC IMAGEM

Chegam, nesta segunda-feira (25), ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes, mais 38.400 doses da CoronaVac para serem distribuídas por todo o estado de Pernambuco. O voo sairá de São Paulo/Guarulhos às 12h15 e tem desembarque marcado para as 15h20. No total, 20 estados brasileiros receberão hoje 684.600 mil doses do imunizante, levadas em 24 voos diferentes.

Este é o segundo lote da CoronaVac — imunizante desenvolvido pela chinesa Sinovac e fabricado no Brasil pelo Instituto Butantan — que chega ao estado. No dia 18 de janeiro, Pernambuco iniciou a campanha de vacinação com 270 mil doses do imunizante. 

Na madrugada desse domingo (24), desembarcaram em Pernambuco 84 mil doses da vacina da farmacêutica AstraZeneca e da Universidade de Oxford, desenvolvida em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e produzidas pelo Instituto Serum, na Índia. As doses chegaram ao Brasil no fim da noite da sexta (22), após acordo da Índia com o Ministério da Saúde, e começaram a ser distribuídas aos estados de maneira proporcional no sábado.

O transporte da CoronaVac é feito gratuitamente por meio do programa Avião Solidário, da Latam. Desde o dia 18, a companhia já realizou o carregamento de 749.282 doses da vacina e 35.500 doses da vacina de Oxford. A ação é parte do plano nacional de imunização e um pedido do Ministério da Saúde, por meio da VTCLOG e com o apoio da ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas).

Ordem de prioridade para vacinação

De acordo com o Ministério da Saúde

  1. Trabalhadores da saúde, idosos a partir dos 75 anos e pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas);
  2. Pessoas de 60 a 74 anos;
  3. Pessoas com as seguintes comorbidades: diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS