COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Vacina contra covid-19: Pernambuco estima receber mais 118 mil doses da CoronaVac neste fim de semana

Em reunião com representantes da pasta, secretário de Saúde destacou que recebeu a informação de que o Instituto Butantan já teria entregue 2,9 milhões de doses ao governo federal

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 04/02/2021 às 17:54 | Atualizado em 04/02/2021 às 20:25
Notícia
X

Em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (4), o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, anunciou que o Estado deve receber do Ministério da Saúde, no próximo fim de semana, mais 118 mil doses da CoronaVac. Ele destacou que recebeu a informação, em reunião com representantes da pasta, de que o Instituto Butantan já teria entregue 2,9 milhões de doses ao governo federal. "Com essas doses, definimos que vamos ampliar a vacinação contra a covid-19 entre os trabalhadores da Saúde", disse Longo.  

>> Matéria-prima para Fiocruz produzir vacina de Oxford chega ao Brasil no sábado

>> Em dúvida sobre como agendar vacinação contra covid-19 no Recife? Confira o passo a passo

>> OMS segue em busca de respostas sobre origens do coronavírus em Wuhan

De acordo com o secretário, nesta quinta-feira (4), Pernambuco ultrapassou a marca de 160 mil pessoas imunizadas contra a doença. Desde o início da imunização no Estado, 161.566 pessoas do público prioritário da primeira fase da campanha já foram vacinadas. Deste total, 85.471 são trabalhadores da saúde, 22.004 indígenas aldeados, 4.535 idosos que vivem em instituições de longa permanência, 49.240 idosos acima de 85 anos e 316 pessoas com deficiência que vivem em abrigos.

Também durante a coletiva de imprensa, André Longo sublinhou a importância de a população seguir as recomendações sobre a aplicação da vacina, que ele considera "um bem coletivo". Assim, o gestor destacou que é preciso respeitar os públicos prioritários e o tempo entre a primeira e a segunda dose. "Em Pernambuco, nós não iremos aceitar nenhum tipo de desvio de conduta na aplicação das doses e já estamos atuando, em parceria com os órgãos de controle e as autoridades policiais, para que os casos que não estejam em conformidade com o plano estadual de vacinação sejam devidamente investigados e punidos”, assegurou.

O secretário ainda explicou que as realidades dos municípios são distintas, assim como as redes assistenciais. “Há locais que já estão vacinando a atenção primária e já completaram a linha de frente da covid-19, as UTIs, as emergências. Com isso, a recomendação é continuar avançando em outras estratégias para proteção dos trabalhadores de saúde. Lembramos que é importante priorizar aqueles que estão diretamente mobilizados na assistência aos pacientes da covid-19 e planejar as outras áreas, de acordo com a disponibilidade das doses que estão sendo enviadas pelo Ministério da Saúde", disse.

Até o momento, mais de 117 mil trabalhadores de saúde foram contemplados em Pernambuco com as remessas anteriores da vacina Sinovac/Butantan. Isso significa 40% dos mais de 294 mil trabalhadores da categoria. No primeiro momento, foi pactuado que a prioridade era vacinar os trabalhadores de saúde da linha de frente da covid-19, como aqueles que atuam em UTIs e enfermarias de pacientes com o novo coronavírus, emergências e todos os funcionários que atuam em unidades exclusivas para atendimento covid, seguindo para outras áreas hospitalares e para a atenção primária de acordo com a realidade da rede de saúde de cada município.

O Comitê Estadual de Vacinação também orientou, na reunião da última quarta-feira (3), que a segunda dose da vacina do Butantan pode ser feita entre 21 e 28 dias. A recomendação do Ministério da Saúde é de duas a quatro semanas após a primeira dose. Cada município pode utilizar a estratégia de acordo com a organização da própria rede.

Doses

Até agora, o Estado recebeu duas remessas da CoronaVac, totalizando 309.360 unidades. Além dos 40% dos trabalhadores de saúde, as doses contemplaram 100% da população indígena e a totalidade de idosos e pessoas com deficiência que vivem em instituições. Já as 38.400 doses da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz são destinadas a 100% dos idosos a partir dos 85 anos, apenas para a primeira dose. A segunda será enviada posteriormente, segundo o Ministério da Saúde.

Tags

Autor