Saiba quais municípios de Pernambuco já vacinam o público em geral contra a covid-19
Governo do Estado autorizou, no último 31 de maio, a imunização contra a covid-19 para o público em geral. Os dez municípios mais populosos de Pernambuco já atendem ao grupo
Após ter vacinado os grupos prioritários - definidos pelo Ministério da Saúde - o Governo de Pernambuco autorizou, no último 31 de maio, a imunização contra a covid-19 para o público em geral. Ou seja, por idade, independente de comorbidade ou categoria profissional. A partir disso, as cidades foram liberadas para vacinar pessoas acima de 50 anos, de acordo com a disponibilidade de doses e realidade de cada uma. Os dez municípios mais populosos de Pernambuco já atendem ao grupo.
Até esse domingo (6), 2.957.903 doses tinham sido aplicadas em pernambucanos contra a doença que já matou mais de 473 mil brasileiros. Dessas, 43.643 foram destinadas a pessoas com mais de 50 anos.
No Recife, a campanha contra o novo coronavírus chegou às pessoas com 50 anos ou mais no dia 2 de junho. Para agendar é necessário se cadastrar no site do Conecta Recife ou no aplicativo, disponível gratuitamente na PlayStore, para aparelhos com sistema Android, e AppStore, disponível no sistema iOS. É preciso anexar uma cópia de documento oficial de identidade e um comprovante de residência, que devem ser levados no dia da vacinação.
- 'Xepa da vacina' contra covid-19: secretário de Saúde de Pernambuco esclarece dúvidas relacionadas a sobras de doses
- Covid-19: Por que a vacina da AstraZeneca causa reações? Existe algum risco? Entenda
- Mulheres que amamentam e tenham comorbidades poderão se vacinar contra covid-19 em São Paulo
- Anvisa alerta para uso indiscriminado de paracetamol após vacinação contra covid-19
- Pfizer: Pernambuco recebe mais de 25 mil doses de vacina contra covid-19
- Covid-19: faltosos da segunda dose da vacina somam mais de 9,2 mil pessoas no Recife
- São Luís já vacina pessoas com 30 anos, enquanto Recife ainda está em 50. O que explica a diferença?
- Covid-19: só 10,8% dos brasileiros receberam duas da vacina, necessárias para completar a imunização
Em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, a vacinação também é a partir de 50 anos. O agendamento já está disponível no site oficial da Prefeitura Municipal (www.olinda.pe.gov.br). A vacinação continua sendo agendada para os 13 pontos fixos disponibilizados na cidade, além do ônibus Expresso Vacina Olinda, resultado da parceria entre Prefeitura e a empresa Conorte.
O mesmo grupo também é alvo em Camaragibe, na RMR. É preciso fazer o agendamento por meio do Disque Vacina nos números (81) 9 9945-4405 e 2129-9570, das 8h às 15h, ou acessar o site https://vacinacovid.camaragibe.pe.gov.br.
Pessoas com mais de 50 anos já são vacinadas contra o coronavírus em Paulista, na RMR. O agendamento deve ser realizado no site agendamentovacinapaulista.com.br ou no aplicativo Cidadão Digital, disponível para download em dispositivos Android na página inicial do site.
Petrolina, no Sertão, também vacina população em geral com 50 anos ou mais. É obrigatório o cadastro e agendamento na plataforma vacinacaopetrolina.tisaude.com. Diariamente, são disponibilizadas duas mil vagas no site. O agendamento do dia, horário e local da vacinação deve ser feito até às 15h do dia anterior. No momento da vacinação é obrigatório a apresentação dos documentos.
Em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, a campanha atende pessoas com mais de 55 anos. O cadastramento deve ser feito por meio do aplicativo De Olho na Consulta ou pelo site deolhonaconsulta.jaboatao.pe.gov.br. A vacinação no município é realizada de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, em nove pontos que funcionam no formato drive-thru, com faixa rápida para aplicação de doses em pedestres.
No Cabo de Santo Agostinho, na RMR, é vacinado quem tem mais de 55 anos. Para essas pessoas, é exigida a apresentação de documentos RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS. O atendimento acontece das 8h às 13h.
Em Caruaru, no Agreste do Estado, está sendo vacinado quem tem entre 55 e 59 anos. Os agendamentos devem ser feitos pelo site www.vacina.caruaru.pe.gov.br ou pelo Disque-Vacina, no 0800 281 7080. Para se vacinar, é preciso apresentar um documento oficial com foto, cópia do CPF, Cartão Nacional do SUS e comprovante de residência. A imunização acontece no Centro de Vacinação Covid-19, que fica no Espaço Cultural Tancredo Neves, de domingo a domingo, das 7h às 19h.
Em Garanhuns, no Agreste, o público alvo geral é pessoas com 58 anos ou mais de idade. Agendamento está disponível na Plataforma Vem Vacina Garanhuns (vemvacinagaranhuns.site). Quem faz parte desse grupo deve levar até o centro de vacinação um documento oficial com foto, cartão do SUS e comprovante de residência.
Grupos aptos a serem imunizados:
- Pessoas com 59 anos ou mais (nova faixa etária autorizada em Pernambuco)
- Trabalhadores da Educação do Ensino Básico (creche, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA)
- Trabalhadores da Educação do Ensino Superior
- Forças Armadas
- Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário de Passageiros
- Trabalhadores de Transporte Metroviário e Ferroviário
- Trabalhadores de Transporte Aquaviário
- Caminhoneiros
- Trabalhadores Industriais
- Trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos
- Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade
- População Privada de Liberdade
- Pessoas em Situação de Rua (18 a 59 anos)
Grupos prioritários que já estavam autorizados:
- Pessoas com 60 anos ou mais abrigadas em instituições
- Pessoas com Deficiência abrigadas em instituições
- Povos indígenas
- Trabalhadores de Saúde
- Pessoas com 60 anos de idade ou mais
- Povos e Comunidades tradicionais Quilombolas
- Pessoas com comorbidades e gestantes e puérperas com ou sem comorbidades
- Pessoas com Deficiência Permanente
- Forças de Segurança e Salvamento
- Trabalhadores de Transporte Aéreo
- Trabalhadores Portuários