Com um aumento de quase 400% de casos notificados de arboviroses (dengue, chicungunha e zika) entre janeiro e junho deste ano, se comparado com o mesmo período do ano passado, Recife tem um terço dos bairros da cidade com risco muito alto de infestação pelo mosquito que provoca essas doenças, o Aedes aegypti. Segundo o último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), realizado em maio pela Secretaria Municipal de Saúde, são 31 bairros classificados nessa categoria. O município possui 94 bairros no total.
Até o dia 26 de junho deste ano, foram notificados 8.824 casos de arboviroses, sendo 3.845 casos de dengue, 4.860 de chicungunha e 119 de zika. Desse total, houve a confirmação de 1.160 casos de dengue e 3.029 casos de chicungunha. A prefeitura informa que em comparação ao mesmo período de 2020 houve aumento de 394% dos casos notificados e de 368% dos casos confirmados.
É considerado risco muito alto quando o índice de infestação é maior ou igual a 4. Os bairros campeões na capital pernambucana estão todos na Zona Norte e com índice igual, 9. São eles Jaqueira, Monteiro, Parnamirim e Tamarineira. No geral, o Recife apresentou resultado de 2,7%, índice de infestação considerado de risco alto.
Para calcular o índice em cada bairro, a Secretaria Municipal de Saúde vistoria cem imóveis da localidade. O índice será o número de endereços em que foram encontrados focos do mosquito. Por exemplo: em cem propriedades inspecionadas na Jaqueira, em nove delas os agentes da prefeitura acharam criadouros do Aedes aegypti. Por isso o índice de infestação da Jaqueira é 9.
CASOS
Conforme o último boletim epidemiológico sobre arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti, divulgado na semana passada, usando o recorte de casos prováveis de 2 de maio a 26 de junho (o qual se refere ao período de transmissão ativa recente das arboviroses), os bairros que apresentaram o maior número de casos prováveis foram: Água Fria (374), Dois Unidos (330), Campo Grande (288), Várzea (254) e Alto José Bonifácio (249).
Ainda de acordo com esse mesmo documento, ao se analisar o risco de adoecimento, os bairros que apresentaram as maiores taxas de detecção por 10.000 habitantes foram: Recife (355,5), Zumbi (209,3), Alto José Bonifácio (185,9), Campina do Barreto (173,6) e Torreão (171,8).
Por faixa etária, a distribuição dos casos confirmados de arboviroses aponta uma concentração em pessoas com idade entre 20 e 59 anos (61,9%), atingindo a população economicamente ativa.
Veja abaixo os 31 bairros com risco muito alto de infestação de dengue, chicungunha e zika, segundo a Prefeitura do Recife (o número ao lado do nome do bairro refere-se ao índice, que vai de zero a cem)
Jaqueira - 9
Monteiro - 9
Parnamirim - 9
Tamarineira - 9
Várzea - 8,7
Dois Irmãos - 8,3
Sítio dos Pintos - 8,3
Cordeiro - 8
Zumbi - 8
Linha do Tiro - 7,6
Iputinga - 6,5
Torrões - 6,5
Água Fria 6,2
Aflitos- 5,8
Derby - 5,8
Espinheiro - 5,8
Graças - 5,8
Nova Descoberta - 5,2
Jardim São Paulo - 5
Encruzilhada - 5,1
Hipódromo - 5,1
Rosarinho - 5,1
Torreão - 5,1
Jordão - 5,1
Cohab - 4,7
Brasília Teimosa - 4,5
Pina - 4,4
Santo Amaro - 4,4
Guabiraba - 4,3
Pau Ferro - 4,3
Beberibe - 4
Como se prevenir do Aedes aegypti
CAIXAS D’ÁGUA, TONÉIS E TANQUES
Mantenha as caixas d’água, tonéis e tanques sempre bem tampados.
GARRAFAS E PNEUS
Não acumule garrafas e pneus em casa. Se for o caso, deixe as garrafas vazias com a boca para baixo e guarde os pneus em local coberto, evitando o acúmulo de água da chuva dentro deles. Use o serviço de recolhimento pelo 3355.7727
BANDEJA EXTERNA DA GELADEIRA
Retire a água da bandeja externa da geladeira pelo menos uma vez por semana e lave-a com sabão.
PLANTAS
Encha de areia até a borda os potinhos dos vasos de planta.
LIXO
Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada. Não jogue lixo em terrenos baldios. Verifique o horário de coleta.
CALHAS
Remova folhas e galhos e tudo o que possa impedir a passagem da água pelas calhas.
BEBEDOURO DE ANIMAIS
Lave os bebedouros de animais com escova, água e sabão semanalmente.
RALOS
Verifique se todos os ralos da casa não estão entupidos. Limpe-o pelo menos uma vez por semana e, se não os estiver usando, deixe-os fechados.
LAJE
Não deixe água da chuva acumulada sobre a laje.
BALDES, JARRAS E POTES
Lave semanalmente por dentro, com escova e sabão, jarras, potes, baldes, tanques utilizados para armazenar água: quando não estiverem sendo utilizados devem ser emborcados e guardados protegidos de chuva. Fique atento: todos esses utensílios devem ser lavados e a água despejada em local seco.