A Secretaria Estadual de Saúde (SES) recebeu mais uma rodada de sequenciamento genético de amostras de pacientes com diagnóstico de covid-19 feito pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM), unidade da Fiocruz em Pernambuco. Das 89 amostras sequenciadas, quatro (4,5%) apresentaram a variante delta. As amostras foram de pacientes provenientes das cidades de Olinda (1), Ipojuca (1), Caruaru (1) e Araripina (1). As coletas dos materiais biológicos para esta rodada de sequenciamento genético ocorreram entre os dias 25 de julho e 18 de agosto.
Entre os quatro casos da variante delta, dois foram em pessoas do sexo masculino e quatro do sexo feminino, com idades entre 24 e 34 anos. Todos os pacientes foram notificados no sistema de informação dos casos leves. Os municípios de origem foram orientados a investigar e acompanhar dos casos. Com isso, até agora, o Estado totaliza 14 pernambucanos infectados por essa linhagem.
O resultado aponta que a variante gama, também conhecida como P1, é predominante no Estado, ratificando mais uma vez a sua prevalência no território pernambucano. Dentre os 89 genomas, 85 (94,5%) foram identificados como da linhagem gama ou suas sublinhagens.
As amostras coletadas nesta rodada de processamento eram de pacientes dos municípios de Aliança, Bodocó, Petrolina, Araripina, Ipubi, Sertânia, São José do Egito, Bodocó, Santa Cruz da Baixa Verde, Joaquim Nabuco, Bom Conselho, Jaqueira, Belo Jardim, Joaquim Nabuco, Cabrobó, Ipojuca, Inajá, Condado, Santa Terezinha, Itapetim, Moreilândia, Amaraji, Tabira, Riacho das Almas, Sanharó, Tacaimbó, Santa Filomena, Iguaraci, Serra Talhada, Olinda, Caruaru, Lagoa do Carro, Santa Cruz do Capibaribe, São José do Egito, Carpina, Aliança, Taquaritinga do Norte e Brejinho.