Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Em site, mulheres a partir dos 40 anos podem marcar gratuitamente mamografia no Hospital de Câncer de Pernambuco; veja o passo a passo

Na data marcada, a paciente deve dirigir-se ao setor de raio-x do hospital com os documentos originais em mãos

Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 04/10/2021 às 7:04 | Atualizado em 04/10/2021 às 11:47
Em 2020, 5.555 pacientes foram atendidas no ambulatório de mastologia do HCP - PAULO DANIEL/JC IMAGEM

O diagnóstico precoce é fator primordial para o sucesso no tratamento do câncer de mama. Para que isso seja possível, é necessário atenção à realização anual da mamografia, exame de imagem capaz de identificar os nódulos nas mamas antes de serem palpáveis, ou seja, no estágio inicial da doença. Com esse objetivo, a campanha mundial Outubro Rosa chega a mais uma edição, e o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), referência nacional no tratamento oncológico, intensifica a campanha Outubro Rosa o Ano Inteiro, lançada em agosto, com o objetivo de estimular o cuidado com a saúde durante todo o ano.

Leia também: Teste de covid-19 no Aeroporto do Recife: saiba como funciona 

No HCP, a mamografia é oferecida gratuitamente durante todo o ano, de segunda a sexta-feira. Desde o lançamento da campanha em agosto, ampliou a oferta diária de exames de 50 para 70 e ainda firmou parceria com a startup recifense TI Saúde, que disponibilizou uma plataforma online para facilitar a marcação.

Leia também: Em mulheres, sintomas do infarto são diferentes da clássica dor no peito; veja sinais de alerta

Para realizar o agendamento, a mulher precisa ter 40 anos ou mais e não tem feito o último exame a menos de um ano. Basta acessar o site www.hcp.org.br/outubrorosa, realizar o cadastro e escolher o dia e horário disponível. Na data marcada, a paciente deve dirigir-se ao setor de raio-x do hospital com os documentos originais em mãos. “É muito importante que a mulher faça sua mamografia. Quanto mais cedo for detectada a doença, maior a possibilidade de um tratamento menos invasivo e maior a chance de alcançar a cura”, ressalta o superintendente-geral do HCP, Hélio Fonsêca.

Vale ressaltar que homens também podem ter câncer de mama, representando cerca de 1% de todos os casos diagnosticados da doença. Por ser raro, o exame de rastreio, a exemplo da mamografia, não é indicado para esse público. Por isso, é importante que os homens procurem um médico ao identificar qualquer alteração nas mamas. Em 2019, no Brasil, 227 homens morreram em decorrência de complicações da doença, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Câncer de mama: mais de 66 mil novos casos entre brasileiras em 2021

O câncer de mama é o tumor que mais acomete as mulheres em todo mundo. A doença é formada pela multiplicação desordenada de células anormais, que formam um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Segundo o Inca, 66.280 novos casos da doença devem ser diagnosticados no Brasil em 2021. O surgimento da doença pode estar associado a fatores genéticos (5% a 10% dos casos), porém os principais fatores de risco para a doença estão ligados ao consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo, obesidade e inatividade física. Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, como manter o peso adequado e evitar o cigarro.

Sintomas do câncer de mama

Entre os principais sintomas, estão nódulo único endurecido; irritação, inchaço, dor ou vermelhidão na mama; retração da pele, secreção sanguinolenta no mamilo; inchaço no braço. O tratamento varia de acordo com o tipo e o estadiamento da doença. “O tratamento dependerá do tamanho da lesão, podendo ser empregado a quimioterapia, a radioterapia, cirurgia ou a combinação de dois ou mais procedimentos”, explica a coordenadora do serviço de mastologia do HCP, Carolina Vasconcelos.

Em 2020, 5.555 pacientes foram atendidas no ambulatório de mastologia do HCP. Além disso, 6.841 mamografias foram realizadas. 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS