Os casos de covid-19 cresceram mais de 50%, no Recife, ao longo de apenas uma semana. A reportagem do JC analisou dados com base nos boletins divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde nos últimos dias. Em relação apenas aos casos leves na primeira semana do ano (02/01 a 08/01), a capital pernambucana tinha 1.381 casos confirmados da doença. Na seguinte (09/01 a 15/01), o número subiu para 2.178 confirmações e saltou, na última semana (16/01 a 22/01), para 3.333 registros de pessoas infectadas pelo coronavírus. Com isso, ao comparar as duas primeiras semanas do ano, houve um incremento de 57,7% para os casos confirmados. Entre a segunda e a última semana, o aumento foi de 53%.
Sobre os dados do período de 16 a 22 de janeiro, é importante lembrar que, nos fins de semana, os dados costumam ser represados, por causa do volume de testes que só são analisados a partir da segunda-feira. Portanto, há certamente confirmações que ainda devem ser contabilizadas nos próximos dias.
Outro detalhe é que o Recife passou a ter um maior aumento de casos graves, causados pelo coronavírus, a partir da 3ª semana epidemiológica. De 2 a 8 de janeiro, a cidade contabilizou 23 confirmações de síndrome respiratória aguda grave (srag) por covid-19. De 9 a 15 deste mês, foram 31 casos graves e, na última semana (16/01 a 22/01), o Recife registrou 51 pessoas que evoluíram para o quadro grave da infecção pelo coronavírus. Isso representa um aumento de 64%, em comparação com a semana anterior.
Especialistas comentam que as próximas duas semanas serão de alta de casos em todo o Estado e, por isso, as medidas de proteção não devem ser colocadas em segundo plano. Pessoas com qualquer sintoma gripal, por mais leve que seja, também devem procurar fazer o teste de covid-19. O objetivo do exame é identificar a doença em tempo oportuno, rastrear os contatos de casos confirmados de covid-19 e isolar os positivos a fim de conter a disseminação do vírus.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) colocou em funcionamento, nesta segunda-feira (24), um novo centro de testagem, localizado no Parque Dona Lindu, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Com capacidade para 500 exames por dia, o serviço funciona de domingo a domingo, das 8h às 17h, por demanda espontânea. Também, nesta segunda-feira, entrou em operação um novo ponto de testagem, administrado pela Prefeitura do Recife, no Sesc de Casa Amarela, na Zona Norte do município. Assim como as demais unidades sob responsabilidade do município, este último funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, mediante agendamento pelo aplicativo Conecta Recife.