Diante de instabilidades no sistema para teste de covid-19 no Recife, o prefeito da cidade, João Campos (PSB), prometeu melhoria na qualidade do serviço. O gestor realizou uma reunião, na noite dessa terça-feira (25), com o núcleo de gestão e com a equipe da Secretaria de Saúde para buscar soluções para a alta demanda por testagem.
Em vídeo nas redes sociais, após a reunião, João admitiu não estar satisfeito com a forma como está a testagem no Recife, hoje. "Vamos incrementar o serviço e elevar o padrão de qualidade. Do jeito que está funcionando hoje, não é do jeito que eu julgo mais adequado, não é do jeito que a gente fez a vacinação. Vamos melhorar, ampliar. A gente passou por isso também na vacinação, quando a gente começou foi com capacidade mais restrita do que quando chegou no final. Chegamos a ter 26 centros na cidade com capacidade para vacinar mais de 17 mil pessoas dia, todos de maneira agendada. Esse roteiro que a gente fez com a vacinação será feito com testagem, mas, lógico, de maneira muito mais rápida", afirmou.
- Avanço da ômicron pressiona pontos de testagens para covid-19 no Grande Recife; semana começa com filas ainda maiores
- Semana começa com longas filas para teste de covid-19 no Grande Recife
- Alta demanda faz sistema de agendamento de teste para covid-19 do Recife sair do ar
- Pelo segundo dia consecutivo, sistema de agendamento de teste para covid-19 do Recife fica fora do ar
Nessa terça (25), a Coluna Saúde e Bem-Estar destacou que novo sistema de agendamento para teste de covid-19 na capital pernambucana não tem dado conta de segurar a crescente demanda de pessoas que tentam uma vaga em unidades municipais de testagem. Para conseguir fazer a marcação, moradores acessam o site e o aplicativo Conecta Recife às 18h (horário em que se inicia a liberação das vagas do exame para o dia seguinte), mas a plataforma não funciona no formato proposto pela Prefeitura do Recife. Foi assim na segunda-feira (24) e na terça-feira (25). Quem tentou conseguir uma vaga leu a seguinte mensagem: "Diante do alto número de acessos simultâneos, o sistema apresentou instabilidade. Nossas equipes estão trabalhando para que retorne o quanto antes".
Ver essa foto no Instagram
João Campos explicou que foram registrados mais de mil acessos por segundo. "Tivemos problema de instabilidade no nosso sistema, registramos mais de mil acessos por segundo e, hoje, 1200. O sistema está sendo reformulado e como tivemos problemas semelhantes na vacinação e conseguimos corrigir, vamos corrigir de maneira definitiva para a testagem. Há uma demanda muito grande de testagem no Brasil todo, sobretudo por conta de novos protocolos que trazem exigência de testagem, que são protocolos corretos, assertivos, mas que aumentam a demanda de quem faz o teste, inclusive municípios. Vamos diariamente atualizar novas informações e fazer um incremento robusto de pessoal, infraestrutura e ampliar capacidade", disse o prefeito.
Em nota enviada ao JC na terça à noite, a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) já havia explicado a instabilidade por conta da alta demanda. A secretaria acrescentou que o serviço havia sido reestabelecido no site, ainda na noite, e que imediatamente as vagas foram esgotadas. "Ciente da situação e da necessidade da população, as equipes técnicas da prefeitura estão trabalhando para estabilizar o sistema o mais rápido possível também dentro do Conecta Recife App."
Na última semana, diante de longas filas e demora no atendimento, a prefeitura do Recife decidiu abrir mais dois centros de testagem para a Covid-19, no Sesc de Santo Amaro, na região central da cidade, e no centro de testagem no Sesc de Casa Amarela, na Zona Norte.
Na publicação das redes sociais, João Campos afirmou que sua gestão não estava garantindo o "tratamento que o recifense merece". "Isso não pode ocorrer! A partir de amanhã (nesta quarta), uma série de medidas começarão a ser implantadas, desde a abertura de novos centros, passando por reforço nas equipes à melhoria efetiva do sistema. Vocês devem lembrar que passamos por algo semelhante na vacina, mas com muito trabalho do nosso time, conseguimos superar e ter o melhor processo do país. Não vai faltar empenho e doação para que as atuais dificuldades sejam superadas", escreveu o socialista.