Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
SAÚDE

Covid-19: vacinação para crianças de 4 anos começa nesta quarta (20) no Recife. Saiba onde levá-las

A capital pernambucana tem 21.660 pessoas nesta faixa etária - das quais 4.717 já estão cadastradas no Conecta Recife

Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 19/07/2022 às 10:52 | Atualizado em 19/07/2022 às 11:16
A capital pernambucana tem 73.038 meninos e meninas nessa faixa etária aptos a receber a dose de reforço contra covid-19 - DANIEL TAVARES/PCR

Prefeitura do Recife começará a vacinar crianças de 4 anos contra a covid-19 nesta quarta-feira (20). A inclusão do grupo, que será imunizado com a vacina Coronavac/Butantan, acontece após aval do Ministério da Saúde (MS) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

capital pernambucana tem 21.660 pessoas nesta faixa etária - das quais 4.717 já estão cadastradas no Conecta Recife - segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com a recomendação da Anvisa, o esquema vacinal das crianças é feito em duas doses, com intervalo de 28 dias, e segue a mesma dose utilizada nos adultos. Crianças imunossuprimidas não devem tomar o imunizante.

A Prefeitura disse que decidiu "garantir a aplicação das duas doses desse público, diante do baixo estoque e a incerteza quanto à expectativa de envio de novas remessas pelo órgão federal". Isso porque o MS autorizou a ampliação da vacinação contra covid-19 com o estoque disponível nos municípios.

As crianças com 5 anos poderão ser vacinadas com Pfizer pediátrica ou Coronavac, conforme decisão anterior da Anvisa. A definição foi apresentada pelo Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação e validada junto aos representantes municipais em encontro da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizado nessa segunda-feira (18).

Como fazer o agendamento?

O agendamento para receber o imunizante deve ser feito no site (https://conectarecife.recife.pe.gov.br/vacinacao-de-criancas) ou aplicativo Conecta Recife a partir das 18h desta terça-feira (19).

No ato do cadastro no Conecta Recife, é preciso anexar documento oficial da criança, comprovante de residência em nome de um dos pais ou responsável legal, documento oficial com foto que comprove filiação/responsabilidade.

Os pais ou responsáveis devem estar presentes no momento da vacinação e munidos de documento de identificação do adulto e da criança, além do comprovante de residência do Recife. Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deve ser autorizada por um termo de consentimento por escrito.

Para esses casos, além do termo de autorização, a pessoa que for acompanhar a criança deve levar documento que comprove a relação de parentesco, bem como o documento da criança e o comprovante de residência.

Quais são os pontos de vacinação?

Os pais ou responsáveis também podem levar as crianças para 28 salas de vacina (lista completa abaixo) instaladas em policlínicas, centros de saúde e unidades básicas tradicionais (UBTs) que funcionam, por agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Além das salas de vacina, para imunização deste público a Secretaria de Saúde municipal vai montar um ponto de vacinação no Sítio Trindade, em Casa Amarela, que vai funcionar de domingo a domingo, das 8h às 16h, sem necessidade de agendamento.

A gestão municipal afirmou que outros locais de demanda espontânea serão divulgados ainda esta semana.

Outras cidades do Grande Recife também iniciam vacinação

A partir desta terça-feira (19), crianças de 4 anos de idade já podem tomar a primeira dose de vacina contra a covid-19 nas cidade de Olinda e Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Em Camaragibe, começa na quarta-feira (20). Saiba mais detalhes.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS