Na tarde desta terça-feira (20) a atriz Larissa Manoela, de 21 anos, desabafou no Twitter sobre o diagnóstico de dois problemas relacionados à sua saúde.
A notícia veio por meio de uma ultrassonografia que a atriz realizou, após sentir forte desconforto durante o período menstrual.
No Twitter, a atriz Larissa Manoela compartilhou que tem a Síndrome do Ovário Policístico (SOP) e comentou sobre a endometriose, já diagnosticada em maio deste ano.
O que é endometriose?
A endometriose é uma doença crônica, causada por um problema que modifica o funcionamento normal do útero em relação à menstruação.
As células do endométrio (tecido que reveste o útero) não são expulsas durante o período menstrual , pelo contrário, elas fazem o caminho oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde se multiplicam e sangram.
Quais os sintomas da endometriose?
Em alguns casos, a endometriose pode ser assintomática. No entanto, pacientes com endometriose podem apresentar:
- Dores durante as relações sexuais;
- Dor e sangramentos intestinais/urinários durante a menstruação;
- Cólica menstrual intensa;
- Infertilidade.
Endometriose sinomas inicias
Os primeiros sintomas da endometriose em pacientes diagosticados são:
- Fadiga;
- Diarreia;
- Dores nas relações sexuais;
- Cólicas intensas.
Tratamento endometriose
O tratamento da endometriose é feito por meio de medicamentos que interropem a menstruação, como anticoncepcionais de uso contínuo.
Mulheres em idade de menopausa conseguem reverter a endometriose naturalmente, em razão da queda na produção dos hormônios femininos e fim das mentruações.
Outra possibilidade, pricipalmente para mulheres que já têm filhos, é a retirada dos ovários e do útero.
Endometriose tem cura?
A endometriose não pode ser curada. Pacientes diagnosticados com a endometriose precisam passar pelo tratamento indicado.