A pressão alta é um dos principais fatores que resultam em problemas como aneurisma arterial, insuficiência renal/cardíaca, acidentes vasculares cerebrais e infarto.
A hipertensão ocorre por conta do estreitamento das paredes arteriais que passam a bombear o sangue até o coração com uma força maior do que deveria, resultando na pressão alta.
Para evitar quadros severos resultantes da pressão alta, é necessário entender como identificar os princípios da hipertensão.
>>> Veja aqui o que causa a pressão alta
COMO SABER SE TENHO PRESSÃO ALTA?
A pressão alta é medida através dos níveis da pressão sanguínea do indivíduo nas artérias.
Quando as taxas estão mais elevadas que o normal, o paciente passa a sentir alguns sintomas característicos da pressão alta, como:
- Náuseas;
- Sonolência;
- Dor de cabeça;
- Dor na nuca;
- Sons característicos no ouvido;
- Identificação de pontos de sangue nos olhos;
- Alteração na visão (enxergar de forma dupla ou embaçada);
- Falta de ar.
Confira mais sintomas da pressão alta:
A forma mais eficaz de saber se tais sintomas realmente são consequências da pressão alta é medindo sua pressão sanguínea com um esfigmomanômetro (aparelho de pressão arterial).
QUAL A TAXA QUE INDICA PRESSÃO ALTA?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, já está pré-hipertenso o paciente com níveis que variam entre 12 por 8 (120/80 mmHg) e 14 por 9 (140/90 mmHg) no esfigmomanômetro.
LEIA MAIS: CHÁ PARA BAIXAR PRESSÃO ALTA RAPIDAMENTE: veja receitas de CHÁS PARA HIPERTENSÃO
No entanto, a taxa da pressão é de fato considerada alta quando atinge ou ultrapassa o valor máximo de 140 milímetros de mercúrio (mmHg) e o mínimo de 90 mmHg.
Pressão 12 por 8? Cuidado! Nem sempre, essa taxa é sinal de tranquilidade:
A forma mais concreta de descobrir se você tem tendência à pressão alta é se consultando com um médico especialista que também indique o melhor tratamento para o seu caso.