A descoberta de uma gravidez é um momento de surpresa para muitas mulheres e pessoas que habitam ao seu redor, pois é a partir desse momento que mudanças repentinas acontecem em seus corpos e também na rotina.
Entre os sintomas que indicam o começo da gravidez, um deles é o atraso da menstruação, contudo, outros sintomas também podem indicar o início de uma gestação.
VEJA -> GRAVIDEZ SINTOMAS: Veja quais são os PRIMERIOS SINTOMAS e como detectar a GRAVIDEZ
Durante a gravidez, alguns cuidados devem ser tomados para que a saúde da mãe e do bebê seja resguardada.
O aparecimento de sintomas e outros acontecimentos podem vir a ser comuns, porém o acompanhamento médico não deve ser dispensado.
Os principais sintomas e situações da gravidez:
Sangramento da gengiva
Durante a gestação, é comum que as gengivas fiquem mais sensíveis e possam ser irritadas pelas placas bacterianas.
Ter um hábito alimentar saudável (reduzindo alimentos com muito açúcar) e manter a saúde bucal em dia é a melhor estratégia para evitar esses sintomas.
Enjoo e vômitos
Esse é um dos sintomas mais comuns da gravidez. Por isso, procure comer alimentos secos (pão, bolacha de água e sal e arroz) e frutas de acordo com seu desejo.
Caso vomite, faça bocejo com água e aguarde cerca de uma hora para escovar os dentes. Se não melhorar, busque uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
Azia e queimação
Como forma de evitar episódios de queimação gastrointestinais, procure comer mais vezes e em menor quantidade.
Mastigas mais vezes, evitar beber líquidos durante as refeições e evitar se deitar logo após as principais refeições.
Intestino preso
É recomendável comer alimentos integrais ricos em fibras, folhas verdes e frutas, como mamão, laranja com o bagaço, ameixa preta e tamarindo, e beber bastante água.
Você também deve beber muita água e fazer atividade física regularmente, e, quando sentir vontade de ir ao banheiro, não espere.
Aumento da secreção vaginal
Ocorrências de secreções vaginais são sintomas da gravidez. Contudo, o aparecimento de outras características, como coceira, ardor e cheiro forte, deve ser investigado.
LEIA TAMBÉM: CLAUDIA RAIA GRÁVIDA: gravidez na idade da atriz pode ter riscos; entenda
COMO SABER SE ESTOU GRÁVIDA?
Teste rápido pelo SUS
O Ministério da Saúde, por intermédio da Estratégia Rede Cegonha, em busca de ampliar a captação precoce das gestantes, inclui o Teste Rápido de Gravidez nos exames de rotina do pré-natal.
O teste pode ser realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), e acelera o processo necessário para a confirmação da gravidez e o início do pré-natal.
Beta hCG sanguíneo
Esse exame é oferecido por laboratórios de análises clínicas e consiste na coleta de sangue para medir os níveis de BhCG presentes no corpo.
A recomendação é que o exame seja feito após um dia de atraso da menstruação. Dessa forma, há garantia de que não haverá a ocorrência de um resultado falso-negativo.
Teste de gravidez de farmácia
Esse é um dos testes mais conhecidos e consiste em uma fita adesiva reativa que detecta a presença do hormônio Beta hCH na urina da mulher. Basta que ela urine em um dos lados da fita e espere pela reação.
A recomendação é que o teste seja feito após um ou dois dias de atraso da menstruação, já que os níveis de Beta hCH são menores na urina em comparação com a quantidade presente no sangue.
Se o teste for feito após um ou dois dias de atraso da menstruação, e o resultado for negativo, você poderá realizá-lo novamente após uma semana.
Para saber qual o resultado do teste de gravidez de farmácia, basta olhar os traços:
Positivo: dois traços (=) ou o símbolo “+”
Negativo: um traço (-) ou o símbolo “-“