Há quatro dias do segundo turno das eleições 2022, uma das prioridades que as candidatas do Solidariedade e PSDB ao Governo de Pernambuco terão é a garantia do pagamento do piso salarial da enfermagem.
Durante a pré-campanha, Raquel Lyra e Marília Arraes estiveram cumprindo agendas políticas para angariar votos dos profissionais da saúde, realizando visitas aos hospitais e organizações representantes da categoria.
PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM
Veja o posicionamento de Marília Arraes (SD) e Raquel Lyra (PSDB) sobre o pagamento do piso salarial da enfermagem.
Marília Arraes vai pagar o piso salarial da enfermagem?
A candidata do Solidariedade, Marília Arraes, já possui histórico com relação à luta do piso salarial da enfermagem e da valorização dos profissionais da saúde.
Em maio deste ano, enquanto deputada federal e pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Marília foi uma das parlamentares que votou a favor da criação da lei do piso salarial da enfermagem.
Semanas após a criação da lei do piso, a candidata também assinou uma carta-compromisso com o Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren) com as principais demandas da categoria do estado, entre elas, a garantia do piso salarial da enfermagem.
Raquel Lyra vai pagar o piso salarial da enfermagem?
Nesta última quarta-feira (25) a candidata da PSDB esteve reunida com o deputado federal reeleito Túlio Gadelha (Rede), que declarou apoio à candidatura de Raquel Lyra ao Governo de Pernambuco.
Em uma publicação feita nas redes sociais, Túlio afirmou que Raquel Lyra havia assumido compromisso com o pagamento do piso salarial da enfermagem.
No mês de setembro cumprindo agenda política, Raquel Lyra fez uma visita ao Hospital da Restauração, localizado na capital pernambucana.
Durante a passagem pela maior emergência do estado, a candidata ouviu as demandas dos profissionais da saúde e prometeu a valorização da categoria.
Em maio deste ano, Raquel também visitou ao Coren, onde foi recebida pelo presidente da autarquia, Gilmar Júnior, e assinou uma carta-compromisso com as demandas gerais dos profissionais da enfermagem.
PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM ÚLTIMAS NOTÍCIAS
A lei 14.434, que garante o pagamento do piso salarial da enfermagem, está suspensa desde o dia 4 de setembro por ordem do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso.
A suspensão do piso salarial da enfermagem foi acatada a pedido da Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde).
Para a entidade, o piso desrespeita a auto-organização financeira e administrativa de estados e municípios, podendo gerar impactos nos serviços de saúde prestados por entidades públicas e privadas.
SUSPENSÃO DO PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM
O piso salarial da enfermagem está suspenso provisoriamente por 60 dias e, neste momento, aguarda que os parlamentares apresentem projetos que viabilizem garantir o pagamento dos valores aos profissionais da saúde.