O piso salarial da enfermagem é uma das demandas mais solicitadas pela categoria no País, principalmente no que diz respeito a um pagamento justo.
A medida está suspensa desde o dia 4 de setembro pelo Ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso.
Por conta disso, a suspensão gerou um grande descontentamento na categoria que levou a inúmeras mobilizações pelo país.
PARALISAÇÕES PELO PISO SALARIAL ENFERMAGEM
Diversos profissionais da enfermagem realizaram paralisações, protestos e greves por todo o país pelo sucateamento da atividade no Brasil.
De acordo com levantamento feito pelo Dieese, o piso salarial enfermagem deve se tornar o assunto mais reivindicado pela categoria e com maior capacidade de mobilização.
Até o momento, o piso salarial enfermagem foi a principal pauta de três protestos nacionais realizados em março, abril e novembro.
>> VEJA MAIS: ASSISTA COMO FOI A PARALISAÇÃO DA CATEGORIA PELO PISO SALARIAL ENFERMAGEM
PISO SALARIAL ENFERMAGEM
A situação do piso salarial enfermagem se encontra avançada, já com nove propostas para serem apresentadas e duas já votadas e aprovadas no Senado Federal.
A primeira delas, o PLP 7/2022, vai utilizar os fundos dos recursos da saúde municipal, distrital e estadual, que estão parados, para as Santas Casas, ajudando assim a financiar o piso da categoria.
O PLP 44/2022 vai utilizar recursos do Ministério da Saúde utilizados no combate a pandemia da Covid-19 para viabilizar o piso salarial enfermagem.
O PISO SALARIAL ENFERMAGEM TERÁ SUA SUSPENSÃO PRORROGADA?
O prazo final para acabar a suspensão do piso salarial enfermagem acaba neste dia 4 de novembro. Porém, existem grandes chances de ser prorrogada.
Segundo o advogado Antônio Ribeiro, sócio do escritório Herculano e Ribeiro Advogados, a chance disso acontecer é bastante factível como ele comenta:
“O relator suspendeu o piso salarial da enfermagem por 60 dias e o próximo passo pode ser uma suspensão indeterminada ou com uma cláusula que satisfaça a pretensão da Saúde e dos estados e municípios”, pontuou.