A erisipela é uma doença que causa uma infecção na pele devido a um conjunto de bactérias que entram no corpo por conta de pequenos ferimentos.
Se não tratada, a erisipela pode causar graves problemas à saúde do indivíduo por conta do alastramento da doença.
ERISIPELA É GRAVE?
Tendo como vetor a bactéria Streptococcus pyogenes do grupo A e o Haemophilus influenzae tipo B, a erisipela pode gerar alguns outros sinais no organismo.
Nesta situação, o surgimento de frieiras e outros tipos de lesões pode não ser tão incomum, sendo apenas o início de outros problemas, podendo se tornar grave.
Recentemente, Jair Bolsonaro, atual presidente da República, teria confidenciado a aliados que os seus médicos suspeitam que ele esteja com a erisipela.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS DE ERISIPELA?
Após se instalar no organismo, a erisipela se manifesta não apenas por lesões e frieiras, mas por outros sintomas que podem ser facilmente identificáveis tais como:
- Febre alta;
- Tremores;
- Mal-estar;
- Náuseas;
- Vômitos.
ERISIPELA PODE MATAR?
Se o paciente já apresentar um sistema imunológico mais debilitado, a infecção pode se tornar mais grave, tendo o nome de erisipela bolhosa.
Neste estágio mais avançado, a infecção entra em camadas mais internas da pele, eliminando gordura e tecidos musculares.
Inclusive, nesta etapa de erisipela, pode levar à amputação de órgãos que estão infectados, podendo causar a morte do paciente caso não seja tratado.
PREVENÇÃO DA ERISIPELA
Alguns hábitos podem ser promovidos para evitar erisipela tais como:
- Manter o espaço entre os dedos sempre bem limpos e secos
- Tratar frieiras adequadamente, evitando e tratando os ferimentos das pernas. Também é importante tentar manter as pernas desinchadas
- Evitar engordar, assim como permanecer muito tempo parado em pé ou sentado
- O uso constante de meia elástica é uma grande arma no combate ao inchaço
- Repousar com as pernas elevadas sempre que possível
REFERÊNCIA
Ministério da Saúde - https://bvsms.saude.gov.br/erisipela/#:~:text=Erisipela%20%C3%A9%20um%20processo%20infeccioso,das%20veias%20dos%20membros%20inferiores. Acessado em 09/11/2022