Pernambuco confirma PRIMEIROS CASOS das SUBVARIANTES da ômicron BQ.1 e XBB, que causam covid

Análise foi feita pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz-PE)
Cinthya Leite
Publicado em 12/11/2022 às 18:55
CUIDADO Médicos recomendam uso de máscaras durante as provas do Enem que começam hoje Foto: FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM


As subvariantes da ômicron, linhagem do coronavírus, BQ.1 e XBB já circulam em território pernambucano.

CLIQUE AQUI E VEJA O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE AS NOVAS SUBVARIANTESPor que a subvariante BQ.1 é MAIS TRANSMISSÍVEL? E as VACINAS continuam eficazes? Tire suas dúvidas

É o que aponta o resultado de novo sequenciamento genético do Instituto Aggeu Magalhães (IAM), unidade da Fiocruz em Pernambuco, realizado a pedido da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e divulgado neste sábado (12).

Das 75 amostras positivas analisadas, todas da ômicron, oito (11%) foram identificadas como BQ.1 e uma (1%) como XBB.

O restante foi classificado como BA.5 (85%) e BA.4 (3%).

As coletas das amostras analisadas nesta rodada de sequenciamento foram realizadas entre os dias 18 de outubro e 1º de novembro, período em que a positividade para covid-19 voltou a subir no Estado.

NOVA ONDA COVID: SUBVARIANTE BQ.1 DA ÔMICRON EM PERNAMBUCO

Dos oito genomas classificados como BQ.1, quatro (4) são de pessoas residentes do município do Recife, dois (2) de Jaboatão dos Guararapes, um (1) de Limoeiro e um (1) de Serrita.

São seis (6) mulheres e três (3) homens com idades entre 20 e 77 anos.

NOVA ONDA COVID: SUBVARIANTE XBB DA ÔMICRON EM PERNAMBUCO

O genoma da subvariante XBB é de pessoa moradora do município do Recife.

As amostras desses pacientes foram coletadas entre 21/10 e 1º/11.

Todos foram notificados como casos leves.

Ainda não há informações sobre histórico vacinal, uma vez que os sistemas de notificação do Ministério da Saúde (MS) estão apresentando instabilidade.

NOVA ONDA COVID EM PERNAMBUCO

A confirmação da circulação destas novas subvariantes da ômicron em Pernambuco reforça o alerta da Secretaria Estadual de Saúde para a importância da manutenção dos cuidados e do avanço da vacinação contra a doença.

"O monitoramento do cenário epidemiológico da covid, no território pernambucano, é permanente. Estávamos atentos à possibilidade da circulação da BQ.1 e XBB no Estado, com a vigilância genômica ininterrupta. Também já havíamos alertado que a positividade para a covid-19 havia voltado a subir no nosso Estado nas últimas semanas", ressalta o secretário Estadual de Saúde, André Longo.

"Não podemos baixar a guarda, principalmente neste momento de aumento de casos. O uso de máscara, o distanciamento social, a higienização adequada das mãos e a testagem em caso de suspeita são fundamentais, em especial nos grupos de idosos e com comorbidades", acrescenta Longo, que ressalta a importância da vacinação, com a administração de todas as doses contra covid disponíveis para cada público. 

NOVA ONDA COVID: POSITIVIDADE AUMENTA DIA APÓS DIA

Dos 1.056 testes rápidos de antígeno realizados nos três centros estaduais de testagem na quinta-feira (10), 236 (22,3%) foram positivos para a covid.

Já na sexta-feira (11), dos 1.120 exames realizados, 298 positivaram para a doença - a positividade ficou em 26,6%.

Já no Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Milton Bezerra Sobral (Lacen-PE), que realiza testes de RT-PCR das amostras enviadas pelos hospitais de referência, unidades sentinela e também de exames aleatórios dos centros de testagem, a positividade geral preliminar para a doença na semana epidemiológica (SE) 45, que compreende o período de 6/11 a 12/11, está em 30,67%.

NOVA ONDA COVID: VEJA ONDE FAZER TESTES DE COVID-19

Das unidades administradas pelo governo estadual, continuam em funcionamento três postos de testagem:

  1. Terminal Integrado de Passageiros (TIP), no bairro da Várzea - que funciona de domingo a domingo, por demanda espontânea, das 8h às 18h
  2. Antiga Fundação de Saúde Amaury de Medeiros (Fusam), na Praça Oswaldo Cruz, no bairro da Boa Vista - por demanda espontânea, de domingo a domingo, das 8h às 17h
  3. Secretaria de Educação do Estado, no bairro da Várzea - de segunda a sexta, das 8h às 17h, por demanda espontânea ou marcação pelo Atende em Casa

"Neste momento, é ainda mais importante ressaltar que, além dos centros estaduais, a população pode procurar os serviços geridos pelos municípios", diz a SES-PE. 

A secretaria informa ter enviado regularmente remessas de testes rápidos de antígeno, por meio do Programa TestaPE, para os gestores municipais reforçarem suas estratégias de testagem.

TAGS
cinthya leite Saúde covid-19
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory