A insuficiência de ácido úrico, condição conhecida cientificamente como hipouricemia, pode desencadear diversos problemas, por isso é essencial reconhecer precocemente os sintomas de ácido úrico baixo.
O ácido úrico é um composto orgânico que, tanto em quantidades elevadas quanto em muito baixas é prejudicial para o organismo do ser humano.
QUAL O VALOR NORMAL DO ÁCIDO ÚRICO?
O valor indicado de ácido úrico pode variar de acordo com o gênero ou faixa etária.
Porém, em média, deve estar entre 2,4 e 5,7 mg/dL para mulheres e de 3,4 a 7,0 mg/dL para homens
CAUSAS DE ÁCIDO ÚRICO BAIXO:
Os principais fatores de risco que levam ao ácido úrico baixo é o uso de altas doses de medicamentos como estrogênios, aspirina e fibratos ou uso prolongado de corticoides, entre outros remédios.
Outras causas dos baixos níveis de ácido úrico no sangue são doenças crônicas que afetam o fígado e os rins, além de poder ser hereditário ou consequência de uma gestação.
De acordo com a médica clínica e neurologista Rafaella Eliria Abbott Ericksson, o tratamento do ácido úrico baixo deve ser adaptado conforme a causa da hipouricemia.
Normalmente são recomendadas mudanças na rotina do paciente para que passe a ter uma dieta balanceada e realize a prática de exercícios físicos.
No entanto, o uso de medicamentos para aumentar a produção de ácido úrico no organismo pode se fazer necessária, caso seja a indicação médica.
Remédio diurético causa algum mal à saúde?
SINTOMAS DE ÁCIDO ÚRICO BAIXO:
O ácido úrico baixo não costuma provocar sintomas, já que é uma condição pouco comum, mas quando se apresentam, podem vir em sinais graves como:
- Insuficiência renal aguda (IRA);
- Cálculo renal;
- Síndrome neurológica;
- Confusão mental/Encefalopatia posterior reversível (PRES).
Em caso de suspeita de estar com as taxas alteradas, seja por ácido úrico alto ou baixo, procure um médico especialista para avaliação geral.
REFERÊNCIAS:
Quais os sintomas do ácido úrico alto e baixo? - Médico Responde
Ácido Úrico, soro - Fleury Medicina e Saúde