Com informações da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu entrada no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para realizar uma cirurgia de retirada de lesão na garganta neste domingo (20).
De acordo com a colunista Mônica Bergamo, foi identificada uma inflamação nas cordas vocais de Lula que caracteriza uma leucoplasia na laringe.
LULA ESTÁ COM CÂNCER NOVAMENTE?
Segundo o boletim médico divulgado no último dia 12, Lula fez uma bateria de exames para identificar a causa da inflamação, desde ecocardiograma, até angiotomografias e PET scan.
"[Os exames] Estão normais e seguem mostrando completa remissão do tumor diagnosticado em 2011”, afirmou a nota do hospítal.
Diante disso, é possível afirmar o câncer de Lula não voltou. No entanto, a lesão identificada na sua laringe, conhecida como leucoplasia, é uma condição que poderia evoluir para um tumor.
A doença tem um caráter progressivo que dificulta a fala, causa rouquidão e promove uma sensação de ardor e de corpo estranho na região.
POSSE de LULA é ANTECIPADA pelo STF?
LULA FEZ CIRURGIA?
Segundo as informações do boletim médico, o presidente eleito Lula realizou uma cirurgia bem sucedida para tratar a leucoplasia, e já recebeu alta nesta segunda-feira (21).
Lula deve permanecer em São Paulo por tempo indeterminado para repousar e se recuperar do procedimento, sem agenda pública.
A inflamação na garganta de Lula já havia sido diagnosticada desde antes da sua viagem ao Egito.
Veja o boletim médico de Lula desta segunda-feira (21):
BOLETIM MÉDICO
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
21/11/2022
8H
O Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva deu entrada ontem, no Hospital Sírio-Libanês, para a realização de uma laringoscopia para retirada de leucoplasia da prega vocal esquerda.
O procedimento mostrou ausência de neoplasia. Ele teve alta hoje, às 7h45.
Foi acompanhado pelas equipes médicas coordenadas pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho, Dr. Artur Katz, Dr. Rubens Brito, Dr. Rui Imamura e Dr. Luiz Paulo Kowalski.
Dr. Luiz Francisco Cardoso - Diretor de Governança
Dr. Ângelo Fernandez -Clínica Diretor Clínico