O Brasil vem registrando dia após dia um súbito aumento de casos da nova onda Covid-19 por todo o país.
O país teve um aumento de casos de 131% em relação a duas semanas atrás. Com isso, no último domingo (27), o Brasil teve média móvel de 80 mortes nos últimos sete dias.
Por isso, se criou um cenário sanitário alarmante por conta do atual cenário em relação ao coronavírus no Brasil.
COVID-19: O QUE EXPLICA O AUMENTO DE CASOS NO BRASIL?
O aumento repentino de casos com a nova onda Covid-19 que vem sendo registrado no Brasil se deve a uma sub variantes originárias da BA.5, como a BQ.1, BA.5.3.1 e BA.5.2.1.
Todas elas têm como origem a variante do coronavírus omicron, responsável por um gigantesco aumento de casos da Covid-19 nos anos de 2021 e 2022.
Não apenas isso, mas o comportamento da população em relação aos vetores de aglomeração que causaram a nova onda Covid-19 se tornaram potenciais vetores de grande transmissibilidade.
COMO SE TRANSMITE COVID-19
Segundo informações do Ministério da Saúde, a Covid-19 tem comportamento compatível com outras doenças transmissíveis por vírus, veja abaixo como o contágio pode ocorrer:
- Transmissão por contato: ocorre por contato direto com a pessoa que está com a doença como beijos, aperto de mão, toque no nariz, boca ou olhos, além de objetos que possuem o vírus;
- Transmissão por aerossol: acontece quando gotículas contendo o vírus que permanecem suspensas no ar infectam o indivíduo;
- Transmissão por gotículas: ocorre quando a transmissão acontece por meio de gotículas respiratórias lançadas com o vírus por uma pessoa doente quando ela tosse ou respira.
SINTOMAS DA COVID-19
Veja abaixo os sintomas mais comuns que podem ser associados a atual variante da nova onda da Covid-19 abaixo:
- Cansaço extremo;
- Dor no corpo;
- Dor de cabeça;
- Coriza;
- Congestão nasal;
- Dor de garganta.
ENTENDA MAIS SOBRE OS SINTOMAS DA COVID-19 NO VÍDEO ABAIXO:
REFERÊNCIAS
Instituto Butantan - https://butantan.gov.br/noticias/conheca-os-sintomas-mais-comuns-da-omicron-e-de-outras-variantes-da-covid-19. Acessado em 29/11/2022
Ministério da Saúde - https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/como-e-transmitido. Acessado em 29/11/2022