O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assinou um convênio para investimento de R$ 16 milhões no Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco Professor Luiz Tavares (Procape), em Santo Amaro, área central do Recife.
O acordo foi oficializado no último sábado (3).
O recurso será destinado para compra de equipamentos de tomografia e hemodinâmica, com o objetivo de ampliar o número de procedimentos, além de implantar o serviço de ressonância magnética no Procape.
Todos os atendimentos realizados na instituição acontecem por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). "Tenho certeza que esses equipamentos estarão em boas mãos e que o Procape, uma instituição de referência em cardiologia do Nordeste e do Brasil, entregará um serviço de qualidade aos pernambucanos, como tem feito até então", disse Marcelo Queiroga.
O convênio é uma parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE) e vai beneficiar mais de 4 milhões de pessoas de, pelo menos, 20 municípios do Estado.
A unidade também recebe pacientes de outras cidades pernambucanas.
Em junho, foi feito o primeiro transplante de coração do Procape.
Foram, ao todo, 20 horas de trabalho que incluíram estratégia, discussão clínica, captação do órgão e a cirurgia de transplante cardíaco em si. Bem sucedido, o procedimento fez um novo coração pulsar sem intercorrências.