O Rei do Futebol, Pelé, morreu no dia 29 de dezembro, aos 82 anos. Ele havia passado um mês internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
MORTE DE PELÉ É CONFIRMADA
Edson Arantes do Nascimento, popularmente conhecido como Pelé, estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, desde o dia 29 de novembro.
Pelé foi diagnosticado com um tumor de cólon em setembro de 2021 e realizava a reavaliação da terapia quimioterápica, à qual havia parado de responder.
Diante disso, o tratamento do destaque atemporal da seleção brasileira passou a se basear em cuidados paliativos.
Cuidados Paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, por meio de identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituaisOrganização Mundial da Saúde (OMS)
Os boatos sobre uma possível morte do ex-jogador Pelé se espalharam nas últimas semanas, mas a morte só aconteceu mesmo nesta quinta-feira (29). A informação foi confirmada pela família e pelo hospital.
PELÉ em CUIDADOS PALIATIVOS: o que isso SIGNIFICA
NOTÍCIAS DE PELÉ:
Os médicos que assistiam o rei Pelé revelaram que o jogador chegou a apresentar uma melhora progressiva da infecção respiratória desenvolvida.
"[Pelé] Permanece em quarto comum, com sinais vitais estáveis, consciente e sem novas intercorrências", revelaram os especialistas, no boletim do dia 6/12.
Além do câncer no intestino, Pelé também apresentou metástases no pulmão e no fígado, inchaços no corpo e confusão mental.
O rei Pelé já havia realizado três operação nos últimos anos, incluindo a colocação de uma prótese no quadril e mais duas cirurgias para corrigi-la.
No dia 21 de dezembro, o boletim já trouxe notícias ruins para os fãs do Rei do Futebol: Pelé tinha apresentado progressão da doença oncológica, ou seja, o tumor havia aumentado.
Na quinta-feira (29), Pelé morreu. Veja a nota oficial do Hospital Albert Einstein:
"O Hospital Israelita Albert Einstein confirma com pesar o falecimento de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, no dia de hoje, 29 de dezembro de 2022, às 15h27, em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia. O Hospital Israelita Albert Einstein se solidariza com a família e todos que sofrem com a perda do nosso querido Rei do Futebol."