A disputa pelo terceiro lugar na Copa do Mundo de 2022, neste sábado (17), às 12h, agita os corações dos torcedores croatas e marroquinos, além de gerar curiosidades sobre os atletas em campo, como o jogador da Croácia com máscara: Josko Gvardiol.
Em 2018, o desempenho da Croácia como vice-campeã do campeonato mundial surpreendeu os expectadores, mas nessa época, Gvardol ainda não fazia parte da equipe croata.
O zagueiro se tornou titular aos 20 anos pela Cróacia, mas gerou curiosidade nessa Copa pelo mesmo motivo que o jogador Son, da Coreia do Sul: o uso de máscara durante as partidas.
Brasil x Croácia foi anulado?
POR QUE O JOGADOR DA CROÁCIA USA UMA MÁSCARA PRETA?
Se opondo a muitas teorias, a máscara usada por Josko Gvardiol não possui nenhum tipo de simbolismo sociológico ou religioso, ela segue uma orientação médica.
Gvardiol sofreu uma fratura no nariz durante um jogo do seu time alemão, RB Leipzig, contra o Freiburg, na Bundesliga, dez dias antes do início da Copa do Mundo de 2022 no Catar.
O choque ocorreu aos 23 minutos de jogo com seu próprio companheiro de equipe, o zagueiro Willi Orban, e Gvardiol precisou ser encaminhado para o hospital, onde foi identificada a lesão.
A partir do diagnóstico, a participação do zagueiro na Copa do Mundo de 2022 se tornou indefinida, por depender do seu processo de recuperação.
No entanto, a alternativa da máscara foi encontrada para conter danos de impactos nos jogos e maiores complicações futuras. Assim, Gvardiol passou a ser conhecido como o jogador da Croácia com máscara.