O piso salarial enfermagem está bem próximo de se tornar realidade e ser aplicado no País, mesmo já aprovado há mais de três meses.
A aplicação da medida entrou em suspensão por decisão protocolada pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Em âmbito municipal e estadual, diversas entidades estão se movimentando para a liberação do piso da enfermagem da forma mais célere possível.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: ÓRGÃOS LIGADOS À ENFERMAGEM ENTREGAM ESTUDO PARA A VIABILIZAR A MEDIDA NO MATO GROSSO
O Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso (Coren-MT) e o Sindicato dos Profissionais de Enfermagem do Mato Grosso (Sinpen), entregaram um relatório para financiar o piso salarial enfermagem no estado.
O documento foi entregue para a pasta da saúde do estado na última segunda-feira (26), buscando atender à solicitação de cerca de 1,8 mil profissionais de enfermagem do Mato Grosso.
Segundo o levantamento, a aplicação do piso salarial enfermagem no estado vai ter um custo adicional de R$ 6,5 milhões no custo já existente, totalizando, assim, R$ 12,5 milhões em salários para a categoria.
- PISO SALARIAL ENFERMAGEM: quando o NOVO PISO vai ser pago? Entenda a atual situação da implementação da medida
- PISO SALARIAL ENFERMAGEM: deputada federal Carmen Zanotto faz declaração esclarecedora sobre o piso
- PISO SALARIAL ENFERMAGEM: PREFEITOS se OPÕEM à fonte de pagamento do piso que pode viabilizar o reajuste
O PISO SALARIAL ENFERMAGEM JÁ ESTÁ VALENDO? SAIBA COMO ESTÁ O ATUAL CENÁRIO DA MEDIDA NO PAÍS
No Congresso Nacional, importantes conquistas para a categoria aconteceram para que, finalmente o novo piso seja implementado, como a aprovação da PEC 27/2022 e a PEC 44/2022.
Por isso, há a perspectiva de que o piso salarial enfermagem seja aplicado em breve para a categoria em todo o País.
Sobre o assunto, a presidente do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), Betânia Santos, enfatizou a luta constante da entidade para que o piso salarial enfermagem comece a valer:
“Desde a suspensão da lei, temos trabalhado com a dedicação necessária para que este impasse seja solucionado o quanto antes. Articulamos apoio com deputados e senadores, bem como atuamos junto ao STF fornecendo informações que comprovam a validade do nosso piso”, comentou.