O piso salarial enfermagem, aprovado na esfera legislativa e sancionado pelo Presidente da República, ainda não está sendo aplicado no País.
A suspensão está de pé há quase quatro meses devido a uma decisão proferida pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Mesmo assim, existem cidades que estão exigindo que o piso salarial enfermagem comece a valer no Brasil o mais breve possível.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: PARLAMENTARES DE CIDADE DE SÃO PAULO FAZEM APELO PARA APLICAÇÃO DA MEDIDA
No dia 9 de dezembro, a Câmara Municipal de Ibitinga (SP) aprovou o envio de moção para a prefeita da cidade, Cristina Maria Kalil, promover a implementação do piso salarial enfermagem no município.
No documento enviado à mandatária da cidade, os parlamentares enfatizaram que o período de suspensão já está encerrado e, devido a isso, a aplicação da medida deveria ser feita.
Além disso, o documento também pontuou a importância da categoria no combate à covid-19, sendo a implementação do piso salarial enfermagem uma forma de valorizar esses profissionais:
“Hoje, mais do que nunca, a nossa sociedade é chamada a reconhecer e valorizar essa profissão, composta de pessoas que estão na linha de frente, combatendo um inimigo traiçoeiro que debilitou os sistemas de saúde e econômico do nosso país, inclusive ceifando centenas de vidas desses profissionais: Covid-19”.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: NOVA MINISTRA DA SAÚDE COMENTA SOBRE A ATUAL SITUAÇÃO DO PISO
Na última segunda-feira (2), a nova Ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante sua cerimônia de posse, fez algumas declarações acerca do cenário do piso salarial enfermagem.
Segundo a autoridade, não vai faltar esforço para viabilizar a medida, garantindo, assim, melhores salários para a categoria no Brasil:
“Existe muito esforço de governo no sentido de viabilizarmos essas condições. É possível garantir a sustentabilidade do SUS e o trabalho digno em saúde. Essa será uma premissa do nosso trabalho”, enfatizou.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: ESTUDO RECENTE APONTA O VALOR DA APLICAÇÃO DA MEDIDA NO PAÍS
A Associação Brasileira dos Secretários de Fazenda informou dados de um novo estudo que mostrou o valor para o piso salarial enfermagem começar a valer no País.
Segundo informações divulgadas, o montante total para que a medida seja efetivada em todo o Brasil gira em torno de R$ 13 bilhões a R$ 26 bilhões.
Acerca disso, as informações também revelam que o piso salarial enfermagem é classificado como "bomba fiscal", já que estados como o Acre e Bahia não têm condições orçamentárias para aplicar a medida.