Na dieta para baixar glicose são priorizados os alimentos ricos em fibra, como frutas com casca e cerais integrais. Além disso, a ingestão de gorduras saudáveis também é uma maneira de controlar a glicose sanguínea.
Veja quais são os alimentos que podem auxiliar a diminuir a glicose no sangue.
DIETA PARA BAIXAR GLICOSE
Manter uma alimentação balanceada pode ser uma das maneiras mais simples de baixar a glicose no sangue. Veja 10 alimentos que auxiliam a diminuir a glicose sanguínea:
- arroz integral;
- feijão;
- alface e outros legumes;
- peixes;
- frango;
- frutas frescas;
- azeite e óleos vegetais;
- amendoim e castanhas;
- leite desnatado;
- queijos brancos.
Substituir alimentos gordurosos por opções mais saudáveis é a recomendação para diabéticos e demais pessoas que buscam equilibrar o consumo de açúcar e gorduras no cotidiano.
Veja algumas dicas de como controlar os níveis de glicose no organismo.
SINTOMAS DA GLICOSE ALTA
OPTE POR VEGETAIS SEM AMIDO
Todos os vegetais proporcionam excelente nutrição com muito poucas calorias. Mas para baixar a glicose é preciso escolher vegetais sem amido.
Apesar dos vegetais proporcionarem nutrição com poucas calorias, para baixar a glicose é necessário optar por vegetais sem amido.
Entre eles, estão: pepino, vagem, ervilha, abobrinha, aspargos, folhas verdes, pimentas, couve-flor, brócolis, cebola, alho e alho-poró.
Também é recomendável escolher vegetais sem molhos e condimentos, uma vez que eles podem adicionar gordura e sódio ao seu prato.
DÊ PREFERÊNCIA A ALIMENTOS RICO EM FIBRAS
Para baixar a glicose no sangue uma boa opção é ingerir alimentos ricos em fibras, tais como:
- Leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, soja em grão).
- Grãos, farelos e farinhas integrais (arroz, linhaça, aveia, cevada, milho, trigo).
- Pães e biscoitos integrais (centeio, farinha integral, milho).
- Cereais instantâneos e matinais.
- Vegetais: agrião, alface, abóbora, abobrinha, aipo, aspargos, beterraba, brócolis, couve, acelga, batata-doce, rúcula, escarola, erva-doce, espinafre, repolho, salsa, cebolinha, cebola, cenoura crua, couve-flor, milho verde, nabo, pepino, pimentão, quiabo, rabanete, tomate cru, vagem.
- Frutas: abacate, abacaxi, ameixa fresca, ameixa seca.
DETERMINE HORÁRIOS PARA AS REFEIÇÕES
Realizar refeições em horários consistentes é uma boa maneira para conseguir controlar o açúcar no sangue. Isso porque variações drásticas de intervalos entre as refeições dificulta o controle da produção de açúcar no sangue, além de causar picos de concentração da substância.
Ademais, pessoas que tomam medicamento para baixar a glicose no sangue como a insulina, que tem o potencial de causar hipoglicemia, não devem nunca pular uma refeição.
PRATIQUE EXERCÍCIOS
De acordo com a Associação Americana de Diabetes, o recomendável são 30 minutos de atividade aeróbica diariamente, e atividades de resistência (empurrar, puxar, levantar) duas ou três vezes por semana para ajudar a baixar a glicose no sangue.
Ainda segundo os especialistas, fazer exercícios físicos é indispensável para pessoas com defasagem de insulina e alto teor glicêmico.
REFERÊNCIAS
Alimentos ricos em fibras ajudam a normalizar função intestinal - Sírio-Libanês
15 Dicas de Como Baixar a Glicose Naturalmente - UNISAÚDEMS