Responsável pelo tratamento de uma média de 40% dos pacientes com câncer de Pernambuco, o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) lança a Plataforma Oncoline, um programa educacional gratuito que ofertará 12.620 vagas para capacitar profissionais de saúde.
DIA MUNDIAL DE COMBATE AO CÂNCER
O lançamento ocorre na véspera do Dia Mundial do Câncer (4 de fevereiro), com evento nesta sexta-feira (3), às 9h.
O objetivo é melhorar a prevenção e o cuidado integral da pessoa com câncer.
A coordenadora da Oncologia do Imip, Jurema Telles, frisa que cerca de 22 mil casos de câncer surgem por ano em Pernambuco, o que torna o cuidado ao paciente com câncer um grande desafio.
"Capacitar esses profissionais de saúde é essencial para a prevenção e o tratamento", salienta Jurema.
Participarão do evento de lançamento da Plataforma Oncoline representantes da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), do Instituto Nacional de Câncer (Inca) e das Secretarias Estadual e Municipal (Recife) de Saúde.
Na ocasião, será proferida uma palestra sobre a importância da capacitação para cuidar das pessoas com câncer na rede de atenção oncológica do Brasil.
A aula será ministrada pelo professor Dr. Luiz Cláudio Thuler, docente pesquisador do Inca.
-
FILHA DE TIAGO LEIFERT: Tiago Leifert comenta tratamento da filha contra câncer: 'Altos e baixos' -
SINTOMAS DO CÂNCER DE INTESTINO: conheça os principais sinais do câncer de intestino -
PRETA GIL fala pela primeira vez sobre tratamento de câncer: 'dias difíceis de muita reflexão'; veja vídeo -
HOSPITAL DE CÂNCER DE PERNAMBUCO vive CAOS com salas interditadas, dívida milionária com médicos e atendimento prejudicado, denuncia SIMEPE
IMIP PERNAMBUCO
Com o lançamento da plataforma, o Imip alcança o terceiro dos três eixos temáticos da Ação Global para Melhoria do Cuidado da Pessoa com Câncer, pautada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
São eles: ações educacionais para profissionais de toda rede de saúde para luta contra o câncer (plataforma educacional Oncoline); ações para prevenção, diagnóstico e cuidado Integral do câncer do colo uterino (IMIP foi escolhido para realizar essas ações por meio da Secretaria Estadual de Saúde e da OPAS) e ações para melhoria da oferta de cuidados paliativos para pessoas com câncer (IMIP é o único hospital habilitado no Estado como Centro de Assistência em Alta Complexidade em Oncologia – Cacon).
CÂNCER IMIP
Integrante da rede oncológica SUS de Pernambuco, o Cacon/Imip oferece assistência geral e atua no diagnóstico e tratamento do paciente.
Com mais de 30 mil pessoas em tratamento no hospital e realização de mais de 2 mil cirurgias oncológicas no ano passado, a assistência especializada abrange as seguintes modalidades integradas: diagnóstico, cirurgia oncológica, radioterapia, quimioterapia (oncologia clínica, hematologia e oncologia pediátrica), medidas de suporte, reabilitação e cuidados paliativos.