A pressão alta é uma das doenças mais prevalentes no Brasil, sendo responsável pelo óbito de cerca de 300 mil pessoas por ano, segundo dados do Ministério da Saúde.
Por ser silenciosa, a pressão alta é uma doença perigosa e capaz de provocar uma série de danos à saúde. Estima-se que 50% dos hipertensos não sabem que têm a doença, e que alimentação é um dos principais fatores para a piora do quadro.
Para esclarecer as dúvidas sobre quais são as melhores estratégias alimentares, Fabrícia Padilha, nutricionista e coordenadora do curso na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), trouxe dicas primordiais para a saúde de pessoas que têm pressão alta.
PRESSÃO ALTA: conheça os principais sintomas da hipertensão arterial
O SÓDIO É O GRANDE INIMIGO DE QUEM TEM PRESSÃO ALTA
Além do sal de cozinha (utilizado no preparo dos alimentos), pessoas com pressão alta devem ficar atentas à quantidade de sódio presente nos alimentos.
Segundo Fabrícia, o sódio é uma substância que, além de fazer mal à saúde de qualquer pessoa, pode agravar ainda mais o quadro de quem tem pressão alta.
"Geralmente, os alimentos e temperos industrializados são alimentos que têm uma grande quantidade de sódio na composição", comenta.
Veja uma lista de alimentos com grandes quantidades de sódio
- Macarrões instantâneos;
- alimentos congelados industrializados (lasanhas, pizzas)
- temperos prontos no saquinho ou em cubinhos
- frituras
EXISTEM ALIMENTOS ESPECÍFICOS PARA QUEM TEM PRESSÃO ALTA?
É comum que muitas pessoas confundam a regulamentação alimentar com uma dieta milagrosa - aquela composta por alimentos capazes de blindar os efeitos da pressão alta.
No entanto, a nutricionista explica que não existem alimentos específicos para quem tem pressão alta, mas que a inclusão de hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos, munidos de uma rotina alimentar regulada, são as melhores estratégias.
"Não vai existir nenhum alimento isolado que é responsável pelo controle da pressão arterial. Então, deve evitar alimentos industrializados, ricos em gordura, sódio e fritura, além de controlar o sal nas comidas, nas preparações.", explica Fabrícia.
PRESSÃO ALTA: COMO AFERIR E IDENTIFICAR OS VALORES
Para medir a pressão arterial, existem duas maneiras, uma é através da visita à um médico e outra é adquirindo um aparelho com um nome bem complicado: esfigmomanômetro, 'medidor de pressão'.
Os valores da pressão arterial podem variar de pessoa para pessoa, porém, os números podem ser comparados com base nas referências médicas, a depender da condição de saúde da pessoa.
Considera-se com pressão alta a pessoa que apresenta valores iguais ou acima dos 14 por 9 (140mmHG X 90mmHG).
Já os valores tidos como normais para a pressão arterial vão até 12 po 8 (120mmgH X 80mmGH).