Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
Vírus Marburg

VÍRUS MARBURG: SURTO de um dos VÍRUS MAIS LETAIS DO MUNDO é confirmado pela OMS nesta terça-feira (14)

Da mesma família que o ebola, a taxa de mortalidade dos infectados pelo vírus Marburg é de, em média, 50%, mas pode chegar a 88% a depender da variante e cuidados médicos recebidos pelo paciente.

Cadastrado por

Allan Petterson

Publicado em 14/02/2023 às 19:27 | Atualizado em 15/02/2023 às 14:52
OMS SURTO MARBURG: conheça os PRIMEIROS SINTOMAS do VÍRUS DE MARBURG - CDC/ Dr. Frederick Murphy

A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou nesta terça-feira (14) o surto do vírus Marburg, um dos mais letais do mundo, em uma região da Guiné Equatorial.

Da mesma família que o ebola, a taxa de mortalidade dos infectados pelo vírus Marburg é de, em média, 50%, mas pode chegar a 88% a depender da variante e cuidados médicos recebidos pelo paciente.

Não existem tratamentos ou vacinas aprovados pela OMS para o tratamento do vírus Marburg.

SURTO DE VÍRUS MARBURG DEIXA 9 MORTOS E 4 MIL EM QUARENTENA

Em comunicado oficial, o Ministério da Saúde da Guiné Equatorial diz ter detectado uma “situação epidemiológica atípica” numa região rural de floresta densa, perto das fronteiras com o Gabão e Camarões - que já tem dois casos suspeitos. 

Até o momento as autoridades já confirmaram 9 mortes causadas pelo vírus Marburg e 16 casos de infecção suspeitos, dos quais 14 são assintomáticos e dois sintomas leves.

De acordo com as autoridades, as mortes ocorreram entre 7 de janeiro e 7 de fevereiro.

Além disso, 21 pessoas estão sob isolamento e sob vigilância por terem tido contato com os mortos, e outras 4.325 pessoas estão em quarentena em suas residências.

O QUE É O VÍRUS MARBURG?

Da mesma linhagem do vírus ebola, o vírus de Marburg é transmitido por morcegos a primatas e seres humanos.

Entre os humanos, o contágio do Marburg ocorre por meio de fluídos corporais de pessoas infectadas ou pelo contato com superfícies contaminadas, como as roupas de cama.

O vírus leva o nome de uma pequena cidade alemã (Marburg) onde o vírus foi documentado pela primeira vez, em 1967. Na época, sete pessoas morreram infectadas enquanto realizavam pesquisas com macacos.

Em um surto de 2004, em Angola, 90% das 252 pessoas infectadas pelo vírus morreram. Em 2022, duas mortes pelo vírus Emburg foram relatadas em Gana.

Leia Também

VÍRUS MARBURG SINTOMAS

Segundo a OMS, os sintomas das pessoas infectadas pelo vírus Marbug são:

OMS confirma SURTO do VÍRUS de MARBURG, um dos MAIS LETAIS do MUNDO

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS