Nos quatro dias de Carnaval, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), alerta que os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chicungunha, não podem ser esquecidos.
Assim, na festa de Momo, a Prefeitura do Recife intensificará os cuidados com as arboviroses.
PREVENÇÃO DENGUE CARNAVAL
Do Sábado de Zé Pereira (18) até a Terça-feira Gorda (21), agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) realizarão uma série de ações de controle das arboviroses nos polos carnavalescos e também nas áreas vizinhas.
Cerca de 90 profissionais vão se revezar em esquema de plantão para atuar na eliminação de possíveis criadouros de mosquitos, nos polos da prefeitura, em imóveis vizinhos aos locais dos eventos, bem como em pontos estratégicos mais importantes da cidade.
"Nossa responsabilidade sanitária é a maior motivação para realizar essas ações, que vão além da nossa rotina. Estamos no verão, momento em que a proliferação dos mosquitos é maior. O calor intenso e a grande aglomeração de pessoas se tornam um cenário favorável à alta transmissão das arboviroses", explica a gerente de Vigilância Ambiental do Recife, Vânia Nunes.
Como esses espaços vão receber uma grande quantidade de foliões, para minimizar o risco de adoecimento por dengue, zika ou chicungunha, os agentes de saúde farão intervenções para identificar e eliminar criadouros potenciais e reais do mosquito.
Além disso, serão realizados tratamento focal com larvicida biológico, aspiração de mosquitos adultos e avaliação de risco ambiental.
Os profissionais também darão orientações à população sobre prevenção das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.