Um caso do mal da vaca louca foi confirmado esta semana no estado do Pará, de acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Com isso, o governo federal anunciou a suspensão temporária das exportações de carne bovina à China, que é o principal comprador do produto.
Veja a seguir o que é o mal da vaca louca, como a doença da vaca louca afeta humanos, os sintomas e a situação no Brasil.
O QUE É O MAL DA VACA LOUCA?
O mal da vaca louca, ou doença da vaca louca, atinge bovinos e outros animais, causando alterações no sistema nervoso.
A doença da vaca louca resulta na infecção por um agende transmissível incomum, chamado príon, que provoca um distúrbio neurológico progressivo nos animais.
A principal característica da doença, chamada Encefalite Espongiforme Bovina (EEB), é mudar o comportamento dos bichos, por isso recebe o nome popular de "vaca louca".
Trata-se de uma doença muito grave e que não tem cura. Por isso, costuma provocar diversos prejuízos aos produtores de gado.
MAL DA VACA LOUCA EM HUMANOS
Uma das principais preocupações relacionadas ao mal da vaca louca é que ele pode ser transmitido para os humanos.
No ser humano, a enfermidade é uma Encefalopatia Espongiforme Transmissível Humana (EETH), variante da Doença de Creutzfeldt–Jakob (vDCJ).
Trata-se de outra doença priônica, transmitida pelo consumo de carne de gado ou derivados contaminados com o mal da vaca louca. Também foram relatados casos de transmissão sanguínea da doença.
A DOENÇA DA VACA LOUCA está no BRASIL; saiba mais no vídeo abaixo:
SINTOMAS DO MAL DA VACA LOUCA
A variante da Doença de Creutzfeldt–Jakob (vDCJ) costuma ocorrer em pessoas jovens, que apresentam uma rápida deterioração cerebral.
De acordo com o Ministério da Saúde, na maioria dos casos, o paciente costuma apresentar sintomas tipicamente psiquiátricos e inespecíficos, comportamentais e sensoriais.
Confira os sintomas:
- Insônia
- Irritabilidade
- Perda de interesse
- Esquecimento
- Agitação
- Abstinência
- Enfraquecimento ou perda de algum dos sentidos
- Sensação de dormência ou formigamento alguma parte do corpo
- Depressão
- Ansiedade
- Psicose
- Alucinações auditivas ou visuais
Segundo o Ministério da Saúde, apesar de diversos estudos e testes realizados, a doença não tem cura e na maioria dos casos, os pacientes evoluem para óbito em um ano.
MAL DA VACA LOUCA NO BRASIL: É PERIGOSO COMER CARNE?
No dia 22 de fevereiro, o governo federal, através do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), anunciou a suspensão temporária das exportações de carne bovina à China após detectar um caso do mal da vaca louca no Pará. O país asiático é o principal comprador do produto do País.
No entanto, as autoridades garantiram que a "carne para consumo no mercado não é afetada pela confirmação" do caso. O ministério informa que está adotando todas as providências governamentais para o mercado de carnes brasileiras.
A Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) foi identificada em um animal macho de 9 anos em uma pequena propriedade no município de Marabá (PA). Criado em pasto, sem ração, o animal foi abatido e sua carcaça incinerada no local.
"Todas as providências estão sendo adotadas imediatamente em cada etapa da investigação e o assunto está sendo tratado com total transparência para garantir aos consumidores brasileiros e mundiais a qualidade reconhecida da nossa carne", pontuou o ministro Carlos Favaro.
REFERÊNCIAS
Ministério da Saúde - Doença de Creutzfeldt-Jakob - https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/d/dcj. Acesso em 23/02/2023
Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) - https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias/mapa-adota-providencias-sobre-caso-de-eeb-no-brasil-1. Acesso em 23/02/2023
Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril - http://www.idaron.ro.gov.br/index.php/gerencia-animal/raiva-dos-herbivoros/doenca-da-vaca-louca/. Acesso em 23/02/2023