Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
Gravidez

FUMAR NA GRAVIDEZ: Veja os RISCOS para a mãe e o bebê do tabagismo na gestação

Prática nociva, o habito de fumar durante a gravidez traz diversos riscos e deve ser abandonado o quanto antes

Cadastrado por

Natália Melo

Publicado em 28/02/2023 às 12:38
Fumar durante a gravidez traz diversos riscos para a mãe e para o bebê. - stefamerpik/freepik

Fumar durante a gestação é bastante nocivo, tanto para a mãe quanto para o bebê. A gravidez naturalmente baixa a imunidade da mulher, e as substâncias tóxicas do tabagismo aumentam o risco de hemorragias e de doenças como o câncer.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 20% dos fumantes são mulheres, o que configura um problema de saúde pública em relação à saúde gestacional.

Além disso, apesar do declínio do tabagismo na população em geral, e da crescente divulgação de seus malefícios, sobretudo durante a gravidez, estima-se que metade dessas mulheres continuem com o hábito na condição de gestantes.

Leia Também

RISCOS DO TABAGISMO DURANTE A GRAVIDEZ:

Nascimento Prematuro

Fumar durante a gestação aumenta as chances de que o bebê nasça prematuro, ou seja, antes de seu desenvolvimento completo, que ocorre a partir das 37 semanas. Ainda aumenta o risco de morte da criança após o nascimento.  

Baixo Peso

A nicotina e o monóxido de carbono são duas substâncias tóxicas encontradas no cigarro, que podem diminuir o quantidade de oxigênio disponível para o feto durante seu desenvolvimento, impedindo-o de se desenvolver adequadamente.

Gravidez tubária

Estima-se que o cigarro dobra o risco da gravidez tubária - quando o embrião se desenvolve fora do útero, nas trompas.

Nesse caso, há também um alto risco de hemorragia e dano das estruturas internas, podendo resultar na morte da mãe.

Descolamento Prematuro da Placenta (DDP)

Separação da placenta da parede uterina antes do nascimento do bebê. Pode privar o bebê de oxigênio e nutrientes, e causar hemorragia na mãe.

DICAS PARA PARAR DE FUMAR

Parar de fumar traz benefícios em qualquer momento da gestação, mas o quanto antes ocorrer, maior será o aproveitamento.

Uma gestante que deseja parar de fumar poderá começar a partir da adoção de uma dieta saudável, além de exercícios leves, como caminhada e hidroginástica.

A mulher grávida pode, ainda, buscar aconselhamento médico.

REFERÊNCIAS

Revista de Saúde Públicahttps://www.scielo.br/j/rsp/a/rkdZT4M87wXpPHvhp9MYJrp/?lang=pt. Acesso em 28/02/2023. 

A.C.Camargo Cancer Center https://accamargo.org.br/sobre-o-cancer/noticias/cigarro-na-gravidez-possiveis-riscos-para-mae-e-bebe. Acesso em 28/02/2023.

Jornal de Pneumologia http://jbp.org.br/details/3566/en-US/socio-demographic-and-psychological-features-associated-with-smoking-in-pregnancy. Acesso em 28/02/2023.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS