O piso salarial enfermagem, que está suspenso desde setembro pelo Supremo Tribunal Federal (STF), está sendo cobrado por profissionais da categoria em diversas mobilizações no mês de março.
Nesta nesta terça-feira (7), houve uma vigília em apoio ao piso salarial da enfermagem no Salão Verde da Câmara dos Deputados, onde todos participantes do ato usaram branco.
A coordenadora do Fórum Nacional da Enfermagem, Líbia Bellusci, registrou alguns momentos da mobilização nas redes sociais da entidade e reforçou a constante luta da categoria.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: Barroso suspende lei do piso da enfermagem
BANCADA DO PT SE REUNE COM MINISTRO PARA DEBATER PISO:
Líbia Bellusci afirmou que por mais que a efetivação do piso salarial da enfermagem parecesse estar cada vez mais próxima de ocorrer, ainda há meios de acelerar o processo.
"Realmente eles [ministros do governo Lula] disseram que está próximo de acontecer [a efetivação do piso salarial da enfermagem]", confirmou a coordenadora do Fórum.
"Mas a gente precisa de urgência porque a enfermagem não aguenta mais esperar. Nós estamos sangrando nas bases", aclamou Bellusci.
Uma reunião realizada entre a bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) e o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, discutiu tais questões do piso da enfermagem.
LEIA MAIS: PISO SALARIAL ENFERMAGEM TABELA 2023: confira VALOR do piso da enfermagem e veja os beneficiários
De acordo com a deputada federal Adriana Accorsi (PT-GO), que estava presente no encontro, houveram vários reforços de compromisso do governo Lula com o piso salarial da enfermagem.
"Ele nos garantiu que o governo federal vai efetivar incentivos aos municípios e também entidades filantrópicas e privadas para o pagamento deste piso. Ele se tornará realidade.", afirmou a deputada.
GREVE DO PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM:
Uma série de mobilizações em cobrança do piso salarial da enfermagem foi organizada pelas entidades de saúde para o mês de março, incluindo uma greve da categoria em alguns estados.
"Dia 10 [de março] é dia de ato em todo Brasil, é dia de greve para aqueles que foram para suas assembléias e aprovaram greve. Então no Rio de Janeiro vai ter greve e em Pernambuco", revelou a coordenadora do Fórum.
"A gente não vai descansar enquanto o piso salarial digno não chegar no contracheque da classe trabalhadora da enfermagem brasileira", garantiu Líbia Bellusci.
No dia 15 de março ainda haverá uma Audiência Pública no Congresso Nacional, que convida os ministros que compõem o Grupo de Trabalho Interministerial, responsável por uma medida provisória (MP).
LEIA MAIS: CALENDÁRIO DE GREVE GERAL dos enfermeiros é divulgado em comunicado oficial
A medida, de autoria do deputado federal Mauro Benevides Filho (PDT/CE), prevê o uso de recursos do superávit financeiro de fundos públicos federais para financiar o piso salarial enfermagem.