O cenário do piso salarial enfermagem está à passos lentos, já que permanece suspenso há mais de cinco meses devido a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
O ministro Barroso deu, como justificativa de sua decisão, a falta de diretrizes para alocação de recursos para fazer com que a lei comece a valer.
Sendo assim, uma paralisação geral está marcada, mesmo após especulações de que não fosse realizada, mas está tudo mantido para esta sexta-feira (10).
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: PARALISAÇÃO GERAL DA CATEGORIA VAI OCORRER NESTA SEXTA-FEIRA (10)
Um grande movimento nacional da categoria está marcado para ocorrer nesta sexta-feira (10) pelo piso salarial enfermagem.
Mesmo após algumas especulações colocando em dúvida a mobilização, conforme divulgado pelo Fórum Nacional da Enfermagem, os atos estão confirmados para acontecer:
“Foi deliberado que cada sindicato fariam suas assembleias, respeitando a autoridade e autonomia sindical. Nosso indicativo é de que, sexta-feira (10), será dia de greve”, destacou.
Muitas cidades, inclusive grandes capitais do Brasil, marcaram hora e lugar do movimento. Saiba abaixo a programação de alguns locais:
- Curitiba: Praça Rui Barbosa, a partir das 15h;
- Fortaleza: Praça José Alencar, a partir das 7h;
- João Pessoa: Praça da Paz, a partir das 8h; em frente ao Assaí da Epitácio, a partir das 16h;
- Recife: Praça do Derby, a partir das 8h;
- Rio de Janeiro: Hospital Souza Aguiar, a partir das 10h;
Salvador: Largo de Nazaré, a partir das 8h.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM HOJE: GRUPO INTERMINISTERIAL É CRIADO PELO GOVERNO FEDERAL PARA SOLUCIONAR O IMPASSE DA LEI
O Ministério da Saúde divulgou uma informação de que, para alocar corretamente os recursos com a finalidade de implementar o piso salarial enfermagem no Brasil, é preciso agir em diversas esferas.
Por conta disto, foi elaborado um grupo de trabalho interministerial que deve auxiliar na mudança do panorama da situação, fazendo com que aconteça a aplicação da lei com a minuta de uma Medida Provisória.
O agrupamento criado pela Gestão Lula é composto por diversos órgãos tais como:
- Advocacia-Geral da União (AGU);
- Casa Civil;
- Ministério da Fazenda;
- Ministério do Planejamento;
- Ministério da Saúde.