A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, ou simplesmente conhecida pela sigla AIDS, é uma das doenças mais mortais do mundo.
De acordo com um levantamento feito pela UNAIDS divulgado em 2021, 38,4 milhões de pessoas no mundo todo convivem com a doença.
AIDS NO BRASIL: COMO ESTÁ A ATUAL SITUAÇÃO DA DOENÇA NO BRASIL?
Conforme informações de um estudo encomendado pela Câmara dos Deputados, cerca de 920 mil pessoas estão vivendo com a doença no país.
Apesar destes números alarmantes, vale ressaltar que é possível conviver de forma saudável com a doença, inclusive com tratamento gratuito oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
SINTOMAS AIDS: CONHEÇA OS PRINCIPAIS SINAIS DA DOENÇA
A AIDS se trata de uma doença grave que vai degradando a qualidade de vida do indivíduo aos poucos por conta das suas sequelas.
Confira os principais sintomas da AIDS abaixo:
- Gripe
- Febre
- Mal-estar
- Surgimento de gânglios
- Aumento de tamanho do baço e fígado
- Mudanças elétricas no coração.
TUDO SOBRE AIDS: CONHEÇA OS TRATAMENTOS DISPONÍVEIS CONTRA A DOENÇA
No atual momento, infelizmente, não há cura para a AIDS. Por conta disso, o tratamento é essencial para devolver a qualidade de vida ao indivíduo.
Geralmente, o tratamento contra a AIDS é feito através de um coquetel com diversos medicamentos.
As recomendações brasileiras e mundiais afirmam que o coquetel deve ser aplicado no momento em que as células CD4 estiverem com taxas acima de 350.
Em níveis entre 200 e 350, a decisão de levar os remédios ao paciente deve ser ponderada pelo médico, a depender de cada caso.
CONFIRA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A DOENÇA NO VÍDEO ABAIXO:
REFERÊNCIAS
FIOCRUZ - https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/sintomas-transmissao-e-prevencao-nat-hiv#:~:text=Febre%2C%20aparecimento%20de%20g%C3%A2nglios%2C%20crescimento,no%20es%C3%B4fago%20e%20no%20intestino. Acessado 18/03/2023
Biblioteca Virtual em Saúde - https://bvsms.saude.gov.br/hiv-e-aids/. Acessado em 18/03/2023