O piso salarial enfermagem permanece em uma situação de impasse no que diz respeito à aplicação da lei no País.
A lei já está aprovada na esfera legislativa e possui sanção presidencial. No entanto, a medida foi suspensa devido a uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso.
Barroso afirmou que a decisão foi proferida por conta da ausência de clareza acerca dos caminhos de financiamento viáveis para que o novo piso seja aplicado no País.
Por conta da falta de celeridade implementar o piso salarial enfermagem, a categoria em uma importante capital convocou um protesto pela medida.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM HOJE: FÓRUM NACIONAL DA ENFERMAGEM CONVOCA MANIFESTAÇÃO EM BRASÍLIA PELA LEI
O Fórum Nacional da Enfermagem vai promover, nesta quarta-feira (29), em Brasília, mais um protesto pela implementação do piso salarial enfermagem.
A ideia da mobilização é pressionar o Governo Federal para fazer com que a MP da enfermagem, aquela que vai viabilizar a medida, tenha uma agilidade maior para ser aplicada.
O movimento vai acontecer às 10h, em frente à Alameda dos Estados (Praça das Bandeiras), e seguirá em marcha pelo piso salarial enfermagem até a Esplanada dos Ministérios.
De acordo com Daniel Menezes, porta-voz do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), em fala ao jornal Metrópoles, a ideia dos protestos são sinalizar para o Governo Federal a urgência para publicar a MP do novo piso:
“A proposta do ato é fazer um movimento com grande número de profissionais da área para que o governo federal e o STF compreendam a urgência que a enfermagem tem de resolver de forma definitiva a questão do piso salarial”, pontuou.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM ÚLTIMAS NOTÍCIAS: ENFERMAGEM REALIZOU DIVERSAS MOBILIZAÇÕES NO PAÍS PELA MEDIDA
A falta de uma solução sobre o pagamento do piso salarial enfermagem gerou um cenário de revolta na categoria.
Por conta disso, nos últimos dias, aconteceram diversos protestos pela medida em grandes capitais em todo o Brasil, como, por exemplo, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife e Salvador.
Órgãos ligados à enfermagem estão relatando que, caso o cenário de não implementação do piso salarial enfermagem permaneça, os atos devem continuar.
Confira algumas das capitais onde os protestos aconteceram:
- Curitiba
- Fortaleza
- João Pessoa
- Recife
- Rio de Janeiro
- Salvador